Após reunião entre a unidade de saúde, a gestão municipal e o Ministério Público da Paraíba (MPPB). Hospital Antônio Targino em Campina Grande, retomou a hemodiálise para pacientes do SUS. A reunião foi coordenada pela promotora de Saúde Adriana Amorim.
Como resultado da reunião, a Prefeitura de Campina Grande anunciou a antecipação de R$ 500 mil para garantir que os pacientes do Hospital Antônio Targino, que precisam de hemodiálise e são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tenham acesso ao tratamento de forma integral.
O hospital havia reduzido pela metade o tempo de hemodiálise para os pacientes do SUS, alegando um subfinanciamento por parte do setor público. Pessoas que precisam fazer hemodiálise precisam filtrar o sangue durante 12 horas semanalmente, com ajuda de aparelhos.
Segundo o diretor do Hospital, Fabrício Targino, “o serviço foi normalizado e firmamos um compromisso, mediado pelo MPPB, na pessoa da Dra. Adriana Amorim, onde nos comprometemos manter os serviços em sua normalidade e a gestão municipal irá, em um prazo de 30 dias, encontrar uma forma de equacionar as questões financeiras em relação ao valor pago por sessão de hemodiálise”.
Redação