O Ministério da Saúde ampliou temporariamente a faixa etária para receber a vacinação do HPV. Os homens e mulheres entre 15 e 26 anos de idade passam a ter direito à vacina. Em Campina Grande, as doses serão ofertadas nos Centros de Saúde e Policlínicas a partir da próxima segunda-feira, 21.
A medida foi tomada porque há lotes prestes a vencer em estoque em vários municípios. Em Campina Grande são quase 700 vacinas. “É um número pequeno, por isso, distribuiremos apenas nos centros e policlínicas. Iniciaremos a distribuição na segunda-feira pela manhã, de modo que as unidades serão abastecidas aos poucos”, explicou a Coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.
O esquema vacinal para a faixa etária de 15 a 26 anos é de três doses. As pessoas que se vacinarem agora terão direito excepcionalmente às próximas duas doses. “A ideia é evitar desperdício e este estoque se formou porque a procura pela vacina do público-alvo ainda está baixo”, disse Miralva.
Após o fim dessa remessa de doses, a vacinação volta a ser dispensada apenas para o público-alvo, que é para meninos de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14, além de pessoas transplantadas, pacientes oncológicos e homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids. A vacina previne contra o aparecimento do câncer do colo de útero nas mulheres, e contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus nos homens, além das verrugas genitais.
Assessoria
O presidente estadual do PSDB, Fábio Ramalho, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (29), manifestou…
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em uma ação interpretada como tentativa…
Lançado oficialmente candidato do Republicanos na disputa pela presidência da Câmara nesta terça-feira (29), o…
O prefeito Cícero Lucena anunciou que contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores…
Um dos discursos mais esperados no dia da reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima (União…
O prefeito Cícero Lucena confirmou, nesta terça-feira (29), o aumento do benefício do tempo da…