Categorias: Saúde

HPV: PB inicia 2ª dose de vacinação dia 10

PUBLICIDADE

 A segunda dose da vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), que protege contra o câncer do colo de útero, terá início na Paraíba dia 10 de setembro. A data corresponde ao prazo de seis meses da aplicação da primeira dose da vacina. A meta é imunizar 104.710 meninas, de 11 a 13 anos, a fim de completar o ciclo de proteção.

 

A Paraíba recebeu 105 mil doses da vacina. De acordo com a chefe de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, toda adolescente que já tomou a primeira dose deve receber a segunda. “É importante a adolescente tomar a segunda dose da vacina, pois somente com a primeira ela não estará imunizada. O organismo começa a reagir, a formar os anticorpos, a partir da segunda dose. Por isso, a adolescente deve tomar a segunda dose e complementar o esquema cinco anos depois, com a terceira dose”, disse Isiane. A recomendação é de que as adolescentes levem a caderneta de vacinação aos postos.

 

Em 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre 9 e 11 anos e também será dividida em três etapas. A partir de 2016, ela passará a ser aplicada nas meninas com nove anos de idade. “A inclusão da vacina contra o HPV no calendário de imunização do SUS é uma importante medida para reduzir a transmissão do papilomavírus humano, vírus capaz de causar lesões de pele e mucosas e, quando não tratado corretamente, pode evoluir para casos de câncer de colo do útero. Ao alcançar uma elevada cobertura vacinal entre a população-alvo, observaremos consequentemente uma maior proteção contra a incidência do câncer de útero”, afirmou Isiane.

 

Além dos postos de saúde, alguns municípios decidiram manter a vacinação nas escolas. “A estratégia de vacinação será a critério dos municípios. Alguns adiantaram que vão continuar com a vacinação nas escolas, pois acharam que a estratégia beneficiou para a obtenção da meta mais rapidamente”, esclareceu Isiane Queiroga.

 

HPV – O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, como também por transmissão vertical, que acontece entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto.

 

Inicialmente sem sintomas aparentes, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mulher é presa no Sertão da PB suspeita de encomendar assassinato do marido

Uma mulher de 38 anos foi presa no município de Santa Cruz, no Sertão da…

30 de setembro de 2024

TRE-PB declara ilegalidade em mandado de busca e apreensão contra a primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) declarou a ilegalidade no cumprimento de mandado de…

30 de setembro de 2024

PB registra maior aumento de empregos do país e João destaca o “bom momento” da economia do Estado

O governador João Azevêdo celebrou o bom desempenho da economia paraibana ao destacar índice do…

30 de setembro de 2024

Justiça Eleitoral determina retirada de conteúdos difamatórios contra Cícero nas redes sociais

A Justiça Eleitoral deferiu, na manhã desta segunda-feira (30), uma liminar que determina a remoção…

30 de setembro de 2024

Carreatas movimentam reta final da campanha eleitoral em Campina Grande

A oito dia das eleições e reta final da corrida pela conquista da Prefeitura Municipal…

30 de setembro de 2024

Polícia Militar frustra violação em caixas eletrônicos e prende dupla em agência bancária, no Sertão

A Polícia Militar frustrou as atividades criminosas de uma dupla que agia violando caixas eletrônicos…

30 de setembro de 2024