Categorias: Saúde

HULW começa a imunizar profissionais contra a covid-19

PUBLICIDADE

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Ebserh, deu início nesta quarta-feira (20) à Campanha Nacional de Imunização contra a covid-19 para os profissionais que atuam na unidade hospitalar. A primeira etapa vai contemplar profissionais de saúde, com prioridade para os que atuam na assistência a pacientes com covid-19. A expectativa é de que os cerca de 2,5 mil funcionários sejam vacinados de acordo com disponibilização das doses e conforme agenda programada pela instituição.

A primeira imunizada foi a técnica de enfermagem Luzinete Fernandes Morais, de 63 anos, que trabalha no HULW há quase 40 anos. Atualmente, a colaboradora está atuando na Unidade de Doenças Infectoparasitárias (DIP) e trava diariamente uma batalha contra a doença. “Este momento é muito gratificante. Todo mundo está bastante apreensivo com essa pandemia. Espero que, com essa vacina, possamos trabalhar mais sossegados”, relatou.

A logística de vacinação foi montada pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, que alocou servidores para atender à demanda do HULW e disponibilizou no primeiro dia de vacinação um total de mil doses. A vacinação no Hospital Lauro Wanderley está prevista para acontecer também nesta quinta-feira, dia 21, no horário das 9 às 15 horas e das 18 às 22 horas.

“Estamos começando a vacinação hoje (dia 20). De início, iremos vacinar por áreas críticas, como ala covid-19, UTI covid-19 e demais profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus”, enfatizou o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, que vem acompanhando todo o processo de imunização dos funcionários do hospital.

Quando soube do início da vacinação no Lauro Wanderley, o cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre, que atua na Unidade de Terapia Intensiva e já precisou operar pacientes com covid-19, ficou na expectativa. O médico, de 57 anos de idade (dos quais 25 são destinados ao trabalho na instituição), chegou na fila às 6 horas da manhã da quarta. “Estou aqui desde cedo porque quero me vacinar logo. A expectativa é que, em breve, possamos voltar ao normal. No entanto, é importante que a gente siga mantendo os cuidados como uso de máscara e distanciamento social”, disse.

A aplicação da CoronaVac ocorre em duas doses, sendo a segunda entre 14 e 28 dias após a aplicação da primeira. Entre as recomendações ao público-alvo da vacinação estão que pessoas que testaram positivo para covid-19 devem aguardar 30 dias após o resultado do exame RT-PCR. Também é orientado que aqueles que apresentarem sintomas gripais ou febre devem adiar a vacinação.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com a presença de 35 deputados, Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Nunca saí da base do governo”, afirma Eduardo Brito sobre sua permanência na situação na ALPB

O deputado estadual Eduardo Brito (PP) confirmou, nesta terça-feira (26), que permanece firme na base…

26 de novembro de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 55 milhões

As seis dezenas do concurso 2.800 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

26 de novembro de 2024

Treze anuncia contratação de atacante Rafael Ibiapino para 2025

O Treze segue se reforçando para a temporada 2025 e anunciou, nesta segunda-feira (25), a…

26 de novembro de 2024

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…

26 de novembro de 2024

TCE/PB intima vereadores do Conde para explicações sobre salários acima do limite legal

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou os vereadores da cidade do…

26 de novembro de 2024