Categorias: Saúde

HUs da PB aderem a EBSERH

PUBLICIDADE

 Em nota pública, a reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) informou, nesta quarta-feira (26), que vai aderir ao modelo de gestão que faz parceria com Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para a administração do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, e do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras. De acordo com o reitor Edilson Amorim, medidas judiciais impedem que a universidade continue a contratar pessoal temporário por excepcional interesse público. A íntegra da nota está publicada no site da instituição.

O reitor lamenta o fato de esta decisão não ter sido tomada pelo colegiado, uma vez que, segundo ele, nenhuma das discussões levaram a um consenso. “Em todas as ocasiões em que o tema foi discutido, um clima em que a minoria, com posição irredutível, adotou manifestações que não deram condições para que a maioria do conselho pudesse se expressar plenamente”, disse através da nota.

“Temos uma medida judicial que obriga a UFCG e a União a assumirem o pagamento do pessoal do HUJB, em Cajazeiras, fixando o prazo de 60 dias [até 27 de março] para esta universidade comprovar a vinculação deste hospital à EBSERH ou realizar concurso público”, explica o gestor na nota.

O documento continua: “Fomos comunicados pela Procuradoria Federal da suspensão das etapas restantes (homologação e nomeação) do Processo Seletivo Simplificado destinado ao provimento de cargos temporários para o HUAC, em Campina Grande. O Governo Federal, por meio do MEC, afirma que o provimento de pessoal para os Hospitais Universitários somente será autorizado no âmbito da EBSERH e de acordo com seu modelo de gestão”

De acordo com o reitor Edilson Amorim, as reuniões com o Colegiado Pleno para discussão do tema não surtiram efeito por haver um “clima completamente desfavorável ao diálogo”. A UFCG ainda afirma que “a forma como se dá esta decisão é determinada pela Ação Judicial e pela responsabilidade de manter o funcionamento do HUJB, com a compreensão de que nosso Colegiado Pleno não nos obrigaria a descumprir a determinação legal em apreço”.

 



Redação com G1PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polo Turístico Cabo Branco terá hotel, vila gastronômica, espaço games, shopping e roda-gigante panorâmica de 80m; veja fotos

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024

Verão começa hoje e previsão é de chuvas volumosas em parte da Região Nordeste durante a estação; entenda

O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério…

21 de dezembro de 2024

Homem de 53 anos é assassinado a facadas e tem coração arrancado do corpo em Campina Grande

Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…

21 de dezembro de 2024

Corpo de paraibana atropelada no Rio de Janeiro chega à Paraíba neste sábado

Priscilla foi atingida por um ônibus no momento em que atravessava uma avenida em uma…

21 de dezembro de 2024

Confira calendário para licenciamento de veículos em 2025 na Paraíba

A Direção do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) divulgou o Calendário de Licenciamento…

21 de dezembro de 2024

João Azevêdo lança empreendimento no Polo Turístico Cabo Branco com investimento de R$ 480 milhões

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024