Numa reunião entre o secretário de Saúde da Paraiba, Jhony Bezerra, secretário-adjunto de Atenção Especializada (SAES), o médico Aristides Oliveira, e Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Jhony Bezerra apresentou o programa Opera Paraíba para os mesmos. O encontro, que aconteceu ontem (14) foi o segundo da Secretaria de Estado da Saúde com o Ministério da Saúde para apresentar o projeto que inspirou o programa nacional de realização de cirurgias eletivas – o primeiro aconteceu no fim de janeiro, com a ministra Nisia Trindade.
Durante o encontro, Jhony Bezerra e o médico André Pinto apresentaram como funciona o Programa, detalhando o sistema de regulação para formação da fila e acompanhamento de execução de cirurgias, o Regnutes. Segundo o secretário paraibano, a agenda foi importante para mostrar o funcionamento do programa, a fim de compartilhar experiências do maior programa de cirurgias eletivas do Brasil. “Detalhamos a concepção do projeto, com toda parte contratual com empresas que prestaram serviço e termos de adesão, explicando também como aconteceu a parceria com os municípios”, comentou Jhony Bezerra.
Jhony explica que essa troca de experiências pode auxiliar na replicação do programa em nível nacional. “O objeto da nossa visita foi realmente trazer a receita do sucesso que possibilitou a realização de mais de 33 mil cirurgias eletivas em 4 anos do programa, com a perspectiva de um plano nacional no mesmo padrão”, finalizou.
O secretário-adjunto da SAES, Aristides Oliveira, destaca que a experiência vivenciada por meio do Opera Paraiba não é a única que desperta interesse do MS. “A Paraíba executou o programa com excelência e o Coração Paraibano também pode ser tomado como exemplo, pois traz novas ferramentas e fluxos que rediscutem a atenção especializada com a telemedicina, telediagnóstico e novos modelos de regulação que precisam ser discutidos para um apoio descentralizado ao paciente”, comentou.
Na oportunidade, o secretário visitou a bancada paraibana para discutir a destinação de recursos para a saúde da Paraíba. A visita à Brasília inclui também a participação na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, que acontece nesta quarta (15). Estiveram também presentes ao encontro o deputado federal Gervásio Maia, o secretário executivo de Representação Institucional, Adauto Fernandes; e o gerente de Planejamento da SES, Marcelo Mandu.
Da Redação
As defesas do vereador Dinho Dowsley (PSD) e da primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena,…
O deputado Cabo Gilberto, do PL, nesta quarta-feira (30), foi mais um deputado da bancada…
O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tibério Limeira, em entrevista nesta quarta-feira (30)…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu, nesta quarta-feira (3), um inquérito civil para apurar…
A bancada do Progressistas (PP) oficializou nesta terça-feira (29) o apoio à candidatura do deputado…
O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta quarta-feira (30), que todos os estudantes inscritos no Exame…