Jhony Bezerra apresenta ‘Opera Paraíba’ para áreas técnicas do Ministério da Saúde

PUBLICIDADE

Numa reunião entre o secretário de Saúde da Paraiba, Jhony Bezerra, secretário-adjunto de Atenção Especializada (SAES), o médico Aristides Oliveira, e Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Jhony Bezerra apresentou o programa Opera Paraíba para os mesmos. O encontro, que aconteceu ontem (14) foi o segundo da Secretaria de Estado da Saúde com o Ministério da Saúde para apresentar o projeto que inspirou o programa nacional de realização de cirurgias eletivas – o primeiro aconteceu no fim de janeiro, com a ministra Nisia Trindade.

Durante o encontro, Jhony Bezerra e o médico André Pinto apresentaram como funciona o Programa, detalhando o sistema de regulação para formação da fila e acompanhamento de execução de cirurgias, o Regnutes. Segundo o secretário paraibano, a agenda foi importante para mostrar o funcionamento do programa, a fim de compartilhar experiências do maior programa de cirurgias eletivas do Brasil. “Detalhamos a concepção do projeto, com toda parte contratual com empresas que prestaram serviço e termos de adesão, explicando também como aconteceu a parceria com os municípios”, comentou Jhony Bezerra.

Jhony explica que essa troca de experiências pode auxiliar na replicação do programa em nível nacional. “O objeto da nossa visita foi realmente trazer a receita do sucesso que possibilitou a realização de mais de 33 mil cirurgias eletivas em 4 anos do programa, com a perspectiva de um plano nacional no mesmo padrão”, finalizou.

O secretário-adjunto da SAES, Aristides Oliveira, destaca que a experiência vivenciada por meio do Opera Paraiba não é a única que desperta interesse do MS. “A Paraíba executou o programa com excelência e o Coração Paraibano também pode ser tomado como exemplo, pois traz novas ferramentas e fluxos que rediscutem a atenção especializada com a telemedicina, telediagnóstico e novos modelos de regulação que precisam ser discutidos para um apoio descentralizado ao paciente”, comentou.

Na oportunidade, o secretário visitou a bancada paraibana para discutir a destinação de recursos para a saúde da Paraíba. A visita à Brasília inclui também a participação na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, que acontece nesta quarta (15). Estiveram também presentes ao encontro o deputado federal Gervásio Maia, o secretário executivo de Representação Institucional, Adauto Fernandes; e o gerente de Planejamento da SES, Marcelo Mandu.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero trata da liberação de recursos do Governo Federal para JP na área da Educação

Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…

26 de novembro de 2024

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…

26 de novembro de 2024

Justiça condena Facebook após ONG de proteção animal da PB perder conta em rede social

O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…

26 de novembro de 2024

Divulgada tabela do Campeonato Paraibano 2025; confira sequência de jogos

Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…

26 de novembro de 2024

Polícia Federal indicia deputado paraibano Cabo Gilberto, que reage: “Os ditadores não irão nos calar”

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…

26 de novembro de 2024

Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa para enfrentamento da crise hídrica na PB; investimentos somam R$ 8,5 milhões

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…

26 de novembro de 2024