João Pessoa alcança marca de 92,17% de vacinação contra Poliomielite e segue em 1º no ranking no Brasil

PUBLICIDADE

João Pessoa atingiu a marca de 92,17% de vacinação contra Poliomielite. No total, são 37.984 crianças imunizadas na Capital e o município se mantém em primeiro lugar no ranking das capitais no Brasil para a cobertura vacinal contra Paralisia Infantil, o desafio segue com todas as Equipes de Saúde da Família para ampliar essa cobertura e alcançar a meta determinada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95% do público-alvo protegido.

Neste sábado (22), faltando poucos dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, a Prefeitura de João Pessoa realiza o ‘Dia D’ de mobilização para quem ainda não pôde levar as crianças a uma das salas de vacina da rede municipal. Na oportunidade, as salas de vacinas funcionarão até as 16h para que crianças e adolescentes menores de 15 anos possam também atualizar a caderneta e ficar em dia com a saúde.

Neste ‘Dia D’ as salas ativas para Campanha ofertarão todas as vacinas que compõem o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Além da vacina da Poliomielite, para crianças menores de cinco anos, ofertaremos as vacinas dos adolescentes e adultos, que precisam atualizar a caderneta. Os imunizantes da Campanha de Influenza e Covid-19 também serão administrados em todos os serviços disponíveis”, explicou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Pessoa.

A campanha contra a Polio, que teve início no dia 8 de agosto, segue até o dia 31 de outubro destinada às crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e a Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

1º lugar contra Poliomielite – No território nacional, João Pessoa segue em primeiro lugar entre as capitais, na frente de Macapá (86,38%), Belo Horizonte (76,05%), Aracaju (70,30%), Florianópolis (67,00%), Vitória (67,78%), São Paulo (63,55%), Manaus (58,83%), Recife (54,82%) e Palmas (54,17%).

Para a vacinação é necessário que pais e/ou responsável levem o cartão de vacina da criança ou do adolescente, que será avaliado pelos profissionais de Saúde para determinar quais esquemas vacinais são necessários atualizar e/ou iniciar.

Para receber o imunizante da Poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade, considerando o esquema básico de vacinação com VIP (D1, D2 e D3), sendo atualizada a caderneta em caso de esquemas em atraso ou não iniciado. Já as crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias) que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Paralisia Infantil – Entenda os riscos da Poliomielite e como você pode ajudar a não deixar esta ameaça retornar ao Brasil acessando o site www.paralisiainfantil.com.br

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como alto o risco da volta da Paralisia Infantil no Brasil, colocando o país em alerta máximo. O vírus da Polio ainda circula no mundo e, neste ano, foram registrados casos em Israel e Estados Unidos que, assim como no Brasil, estavam há muitos anos sem registro de casos da doença.

Confira os pontos de vacinação neste sábado (22):

Unidades de Saúde da Família (USF) – das 8h às 16h
Centro Municipal de Imunização (CMI) – das 8h às 16h
Mangabeira Shopping – das 8h às 16h
Ponto extra no Residencial Vieira Diniz – das 8h às 12h

Unidades de Saúde da Família que funcionarão APENAS das 8h às 12h

– USF Torre I
– USF Alto do Mateus I
– USF Alto do Mateus VI
– USF Novais I
– USF Mumbaba

Unidades de Saúde da Família que NÃO funcionarão:

– USF Integrada Nova Conquista
– USF Integrada Jardim Planalto
– USF Cruz das Armas IV
– USF Integrada Rosa de Fátima
– USF Alto 2
– USF Ilha do Bispo
– USF Matinha 1
– USF Roger 3
– USF Viver Bem
– USF Novais VI

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil enfrenta Peru em Brasília e pode terminar Data Fifa na segunda posição

A Seleção Brasileira tem a chance de dar mais tranquilidade ao trabalho do técnico Dorival Júnior,…

15 de outubro de 2024

Gilmar Mendes diz que PEC que autoriza derrubar decisão do STF é “extravagante”

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (14) que a…

15 de outubro de 2024

Caixa relança a ‘raspadinha’ com prêmios de até R$ 2 milhões

A Caixa Econômica Federal relançou ontem, segunda-feira (14/10) a Loteria Instantânea, popularmente conhecida como "raspadinha". A modalidade,…

15 de outubro de 2024

Policial militar da Paraíba é suspeito de assassinado em Pernambuco

Um policial militar paraibano está sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco por suspeita de…

15 de outubro de 2024

Polícia prende pedreiro suspeito de matar padrasto na cidade de Bayeux

Uma ação da Polícia Civil, prendeu na tarde de ontem (14), um homem de 60…

15 de outubro de 2024

Primeiro debate deste segundo turno na capital é marcado por troca de acusações; veja os principais pontos

Ontem (14), ouve o primeiro debate deste segundo turno nas eleições em João Pessoa, entre…

15 de outubro de 2024