Com intuito garantir a assistência preventiva de doenças para a população, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza gratuitamente 19 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e Programa Nacional de Imunização (PNI), além das vacinas de Campanha que são Covid-19 e Influenza. Os imunizantes estão disponíveis em diversas salas de vacinas localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Centro de Imunização (CMI), além do posto móvel instalado no Mangabeira Shopping.
Compõe o calendário as vacinas BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica conjugada ACWY; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral e a Pneumocócica 23 para idosos acamados, restritos ao leito.
Além das vacinas que fazem parte do calendário como esquema vacinal, também são ofertadas a vacina antirrábica humana e a de febre amarela para casos específicos dos usuários. Para ser vacinado, é preciso portar o Cartão de Imunização, que vai orientar sobre a necessidade da administração e a forma como vai acontecer.
“Até o final de outubro seguimos com a mobilização preventiva contra Poliomielite. Ainda seguimos alertando também a população para vacinação contra Influenza, que ainda há doses disponíveis a toda população”, convocou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa. “As pessoas devem ter a consciência que a vacinação é importante para manter o bloqueio de doenças dentro do território, impedindo o acesso desses males e, principalmente, suas complicações”, completou o coordenador.
Como funciona – As vacinas são, comprovadamente, o meio mais seguro e eficaz de proteção contra inúmeras doenças infecciosas e funcionam ao simular, de forma segura, uma infecção, sem causar a doença nem efeitos colaterais graves. A partir do momento que as doses são aplicadas, a vacina desencadeia uma série de reações imunológicas, que levam a um estado de proteção (imunidade protetora) contra a doença para a qual a vacina foi desenvolvida.
Para a maioria das vacinas atualmente disponíveis, a imunidade protetora é atribuída à produção de anticorpos que reconhecem o patógeno, agente causador de doença e, o impedem de se multiplicar e causar a doença no indivíduo já imunizado. Dessa forma, quando o organismo é atacado por um vírus ou bactéria, o sistema imunológico, que atua na defesa, dispara uma reação em cadeia com o objetivo de frear a ação desses agentes estranhos.
Locais de vacinação em João Pessoa e horários dos serviços:
De segunda a sexta-feira:
Centro Municipal de Imunização (CMI): – 8h às 16h
Policlínicas Municipais: – 7h às 17h
Unidades de Saúde da Família (USF): – 7h às 11h e das 12h ÀS 16h
Mangabeira Shopping: 13h às 22h
PB Agora
Um homem foi resgatado desacordado após se afogar na tarde deste domingo (17) na praia…
Duas pessoas ficaram feridas na tarde deste domingo (17), após um carro capotar na BR-230,…
Na noite deste sábado (16), o bairro de Gramame, na região do Colinas do Sul,…
Na manhã desta segunda-feira (18), o governador em exercício da Paraíba, Adriano Galdino, realizará uma…
A casa onde morava Francisco Wanderley Luiz, conhecido como "Tiu França", foi parcialmente destruída por…
A Paraíba subiu ao pódio, neste sábado (16) e agora totaliza três medalhas nos Jogos…