Estado, JP e CG realizam ‘Dia D’ de Vacinação neste sábado; na Capital, ação deve durar 14 horas

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove o Dia D de vacinação contra Covid-19 e multivacinação em todos os 223 municípios paraibanos, em cerca de mil pontos de imunização.

Segundo o secretário executivo de Saúde, Jhony Bezerra, o objetivo da campanha é incentivar as pessoas a procurarem as unidades de saúde e atualizar o cartão de vacina tanto da criança e do adolescente, com o calendário de rotina, como de adulto com os reforços de Covid-19.

A SES recomenda ainda que crianças a partir dos 3 anos de idade, que estejam com o esquema primário (básico) completo – 1ª e 2ª dose (D1 e D2) – e que tenham tomado a D2 há quatro meses, com a vacina Coronavac, a tomar dose de reforço com a vacina Pfizer Baby, neste sábado (4).

Além do reforço para as crianças de 3 e 4 anos, a vacina Pfizer Baby também é para as crianças de seis meses a quatro anos de idade, no esquema primário.

Além da vacina Pfizer Baby, ainda terá a vacina Pfizer pediátrica para as crianças de 5 a 11 anos.

Para crianças e adolescentes, além das vacinas da Covid-19, serão aplicadas as doses de vacinas de rotina (HPV; pólio; hepatite A; varicela, febre amarela e outras). Já para adultos, serão somente doses contra a Covid-19.

Nas redes sociais, o governador João fez uma convocação para a adesão do público

EM JOÃO PESSOA

A ação preventiva vai durar 14 horas e acontecerá em vários bairro da cidade.

A Prefeitura de João Pessoa realizará 14 horas de ação preventiva com vacinação para toda a população pessoense no próximo sábado (4). Essa é mais uma mobilização que a gestão realiza com o ‘Dia D’ de Multivavacinação, com o objetivo de alertar, orientar e promover a assistência contínua, contra a Covid-19 e diversas outras doenças que podem ser evitadas. A ação acontecerá a partir das 8h até às 16h nas Unidades de Saúde da Família (USF), até as 12h nas Policlínicas e no Centro de Imunização, além do ponto fixo do Mangabeira Shopping das 13h às 22h.

A Campanha é para toda a população, para atualização do esquema vacinal contra Covid-19 e de todos os imunizantes que são contemplados no calendário de rotina. O Ministério da Saúde recomenda ainda que as crianças a partir dos 3 anos que estejam com o esquema primário (básico) completo, ou seja Dose 1 (D1) e Dose 2 (D2) com a vacina Coronavac contra a Covid-19.

A abertura oficial do ‘Dia D’ será na Unidade de Saúde da Família (USF) Mangabeira Integrada, localizada na Rua Milton Santa Cruz, s/n, no bairro Mangabeira. “A vacinação é uma estratégia totalmente eficiente na prevenção contra doenças causadas por vírus e bactérias. Ao se vacinar, o indivíduo está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinadas doenças. Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura.

“Este não é o momento para relaxar, é importante colocar o cartão de vacinação em dia, principalmente nesse período de festividades, onde estamos mais propícios e sujeitos a aglomeração e a vacinação é um grande aliado na proteção coletiva”, completou o coordenador.

Até às 22h – Todos os dias, na rede municipal de saúde, os serviços estão organizados para garantir a prevenção com a vacinação até às 22h. Dando continuidade na programação de imunização, para garantir o acesso da população. “Esse acesso ampliado facilita e garante a proteção daquelas pessoas que não podem ir durante o dia aos serviços de saúde. Pensamos na assistência e manutenção do cuidado tendo essa prevenção como aliada no cuidado contínuo e na luta contra a doença, compreendo que o vírus ainda está em circulação”, completou Fernando Virgolino.

Vacina no braço – Estão sendo ofertadas as vacinas contra a Covid-19 para crianças a partir dos seis meses de idade da Pfizer-BioNTech (1ª e 2ª dose); além das segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (60 dias) e Janssen. A terceira dose está disponível ao público 3+ (120 dias após a segunda dose), aos imunossuprimidos (28 dias) e aos trabalhadores de saúde (120 dias) e a quarta dose é voltada ao público acima de 30 anos, que recebeu a terceira dose há pelo menos 120 dias. Já a vacina de rotina é par todos os grupos, para atualização da caderneta de vacinação.

Saiba quais vacinas disponíveis no SUS:

– Vacinas para crianças
BCG: contra tuberculose
Hepatite B
Penta/DTP: combate difteria, tétano, coqueluche, meningite e poliomielite
VIP/VOP: vacinas contra a poliomielite (paralisia infantil)
Pneumocócia 10V (conjugada): previne doenças como pneumonia e meningite, causadas por dez sorotipos da bactéria pneumococos
Rotavírus Humano: previne o rotavírus, que provoca sintomas como diarreia, vômitos, febre e problemas respiratórios
Meningocócica C: contra a meningite
Febre Amarela: disponível em áreas em que a vacina é recomendada pelo Ministério da Saúde
Hepatite A
Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola
Tetra viral: corresponde à segunda dose da tríplice viral e à dose da vacina varicela
Varicela: corresponde à segunda dose da vacina varicela
HPV
Covid-19 (a partir dos seis meses de idade)

Vacinas para adolescentes
Hepatite B
Meningocócica C: contra meningite
Febre Amarela
Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola
HPV
Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos)
Covid-19

Vacinas para adultos e idosos
Hepatite B
Febre Amarela
Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos)
Covid-19
Locais de vacinação ‘Dia D’ de Multivacinação e contra Covid-19:

– Sábado (4 de fevereiro)
Centro Municipal de Imunização (CMI): – 8h às 12h
Policlínicas Municipais: – 8h às 12h
Unidades de Saúde da Família (USF): – 8h às 16h
Mangabeira Shopping: 13h às 22h

Abertura Oficial – Unidade de Saúde da Família Mangabeira Integrada
localizada na Rua Milton Santa Cruz, s/n, no bairro Mangabeira.
Horário: 8h

 

EM CAMPINA GRANDE

Neste sábado, 04, acontece o dia D da campanha de multivacinação e a data marca o início da aplicação da dose de reforço (terceira dose) da vacina da COVID-19 para crianças de 3 a 11 anos que receberam as duas primeiras doses há no mínimo quatro meses.

A vacina será ofertada para as crianças de 3 e 4 anos que receberam as duas primeiras doses do imunizante Coronavac e para crianças de 5 a 11 anos independentemente do imunizante recebido anteriormente. Para crianças de 3 e 4 anos, a dose de reforço será Pfizer Baby e para aquelas de 5 a 11 anos de idade, será aplicada a Pfizer Pediátrica.

“O objetivo é ampliar a imunização das crianças e a intercambialidade com imunizantes diferentes confere ainda mais proteção, além de ter se mostrado segura”, disse a coordenadora municipal de imunização, Samira Luna.

Além da lá vacinas infantis, também serão ofertadas todas as vacinas para adolescentes e adultos neste dia D, com exceção das doses de Coronavac, já que o Município aguarda o reabastecimento do imunizante por parte do Ministério da Saúde.

O dia D terá mais de 40 pontos que vão desde as 8h até as 20h e a abertura oficial da ação no estado acontece no Parque da Criança pela manhã.

Entre as demais vacinas ofertadas estão a do HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade; a meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos, entre outras conforme preconizado pelo PNI.

Para as crianças será ofertado todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, que são: Pentavalente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, hepatite A, varicela, tríplice bacteriana (DTP), dT.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ministro da Casa Civil diz que governo repassou recurso para Exército manter Operação Carro-Pipa

Programa retomado. Um dia após a suspensão do abastecimento feito por meio de carro pipa,…

26 de novembro de 2024

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no Tribunal de Contas do Estado

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024

Reeleito presidente da ALPB, Adriano Galdino já mira Governo da Paraíba em 2026: “Estamos prontos para essa construção”

O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) foi reeleito nesta terça-feira (26) para comandar a Assembleia…

26 de novembro de 2024

Moraes retira sigilo de inquérito de tentativa de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou nesta terça-feira (26) o…

26 de novembro de 2024

CPI das Bets convoca Gusttavo Lima para depor

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets aprovou, nesta terça-feira (26), a convocação do…

26 de novembro de 2024

NIS FINAL 7: pagamentos do Bolsa Família nesta terça-feira (26)

A CAIXA inicia nesta terça-feira, dia 26 o pagamento do Bolsa Família referente ao mês…

26 de novembro de 2024