A prefeitura de João Pessoa inicia nesta segunda-feira (13) a vacinação contra a Covid-19 com o imunizante Pfizer Bivalente em gestantes e puérperas.
Para receber a dose, é preciso apresentar documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros. Já para as gestantes, não é necessário comprovação, mas será necessário assinar declaração disponibilizada no local de vacinação.
A vacina bivalente também está disponível para idosos a partir de 60 anos de idade, pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos e comunidade quilombola.
Este imunizante deve ser administrado somente como reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com, pelo menos, duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 120 dias da última dose de reforço ou última dose do esquema básico com as vacinas Coronavac, Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.
A vacina contra a Covid-19 para todos os públicos a partir dos seis meses de idade, de acordo com o esquema vacinal de cada grupo, segue disponível em diversos pontos de imunização. Não é necessário realizar agendamento, com exceção dos idosos acamados ou restritos ao leito.
As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal nos dias 14 de novembro (com comorbidade) e 1º de janeiro (sem comorbidades), devem tomar a segunda dose após 28 dias ou a terceira dose após 60 dias com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.
Redação