João Pessoa prorroga campanhas e alerta sobre a importância da multivacinação para menores de 15 anos

PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa está promovendo junto com o movimento de imunização contra poliomielite, a Campanha de Multivacinação, que tem como o objetivo a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, que não estejam vacinados com todas as doses do calendário oficial. As Campanhas contra Paralisia Infantil e Multivacinação foram prorrogadas até 30 de setembro e acontece em todas as salas de vacina da Rede Municipal de Saúde.

Raquel Moraes, o objetivo da campanha, que inicialmente iria até esta sexta-feira (9), é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“Essa convocação e esse alerta fazemos junto aos pais, porque sabemos que nos últimos dois anos, em decorrência da pandemia, muitas crianças e adolescentes deixaram de ir aos postos tomar as vacinas de rotina e, neste período, os imunizantes do calendário de rotina não podiam ser administrados em conjunto com as vacinas que previne contra Covid-19”, informo u a diretora. “Sobretudo, nesse atual cenário, as vacinas podem ser administradas juntas e essas crianças e adolescentes precisam estar com as vacinas em dia, para que não haja nenhum prejuízo à saúde”, esclareceu Raquel Moraes.

Já contra a paralisia infantil, o público estimado para a gotinha extra da vacina contra a pólio é de 42 mil crianças menores de cinco anos, em João Pessoa. Neste caso, é alcançar a cobertura vacinal de 95% do público-alvo. Com a ocorrência de casos mundiais de poliomielite e algumas investigações de casos suspeitos que vem acontecendo no território brasileiro, a cobertura vacinal é considerada baixa, com risco da doença que estava erradicada no País voltar.

Dados – De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Prevenção segura – Com a campanha, o Ministério da Saúde pretende oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações ao maior número possível de pessoas, melhorar as coberturas vacinais no País, contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis e melhorar a cobertura vacinal contra sarampo e febre amarela em áreas com risco de transmissão da doença.

As vacinas do calendário podem ser feitas de forma concomitante, incluindo a imunização contra Covid-19. A recomendação é de que a situação vacinal das crianças e adolescentes seja verificada pelos pais ou responsáveis em uma unidade de saúde. Em João Pessoa, toda a rede de assistência municipal de saúde participa da campanha de vacinação.

Imunização no SUS – A Rede Municipal de Saúde disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e Programa Nacional de Imunização (PNI): BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perseguição pelas ruas de Mamanguape termina em tiroteio e suspeito ferido e preso pela PRF

Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…

28 de novembro de 2024

Descontrole nos gastos e populismo

Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…

28 de novembro de 2024

Teste do pezinho: 15 municípios não têm sequer sala para coleta do exame; MPPB cobra instalação

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…

28 de novembro de 2024

Procon de CG conta com aplicativo para consumidores registrarem reclamações durante a Black Friday

Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…

28 de novembro de 2024

Justiça da PB condena Hapvida por negar cirurgia reparadora após bariátrica a beneficiário

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024