A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nesta sexta-feira (16) o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O estudo indica que o Índice de Infestação Predial (IIP) do município está em 0,5%, considerado de baixo risco para infestação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Divisão por regiões
Os bairros da Capital foram divididos em 30 estratos (regiões). Do total, 26 (86,6%) estão em situação de baixo risco (IIP abaixo de 1%) e apenas quatro (13,3%) foram considerados como médio risco (IIP de 1% até 3,9%). Nenhuma região apresenta risco elevado (IIP igual ou maior que 4%).
Regiões de médio risco:
Metodologia e período de pesquisa
O LIRAa é uma pesquisa amostral, com metodologia definida pelo Ministério da Saúde. Esta é a primeira edição da pesquisa neste ano, com levantamento realizado no período de 29 de janeiro até 02 de fevereiro.
Criadouros do mosquito:
A pesquisa também identifica os tipos de depósitos mais frequentes como criadouros do mosquito. Segundo o levantamento, os focos foram encontrados, em sua maioria, em depósitos ao nível do solo e em resíduos urbanos (lixo).
Ações preventivas:
Mesmo com o baixo risco de infestação, a Vigilância Ambiental vai intensificar as ações educativas por meio de visitas domiciliares, utilizando a modalidade arrastão, com um grande contingente de agentes de combate às endemias.
O trabalho também será intensificado com bombas costais pulverizadoras em pontos estratégicos como borracharias, oficinas mecânicas, cemitérios, comunidades ribeirinhas e locais de coleta de reciclagem.
Disk Dengue:
A população pode contribuir com o trabalho da Vigilância Ambiental denunciando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti através do Disk Dengue: 3214-5718. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Prevenção é fundamental:
A SMS reforça a importância da colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É fundamental eliminar os criadouros do mosquito, como água parada em vasos de plantas, pneus, calhas e outros objetos.
Outras medidas importantes:
A Justiça da Paraíba determinou que os municípios de Boa Ventura e Serra Grande adotem…
A Prefeitura Municipal de Campina Grande foi obrigada a adiar a inauguração do Natal Iluminado…
O governador João Azevêdo autorizou, nesta terça-feira (26), em João Pessoa, o lançamento do edital…
Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…
Na sessão ordinária desta terça-feira (26) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador…
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou nesta segunda-feira (25) a Operação…