João Pessoa ultrapassa 50% de cobertura contra a Poliomielite e reforça chamamento para quem precisa

PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa segue o chamamento e reforça o alerta a população para importância de tomar a vacina contra poliomielite e atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescente. A campanha que teve início no dia 8 de agosto, segue até o dia 30 de setembro registrando a cobertura de 52,22% do público-alvo – crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Ao todo, desde o início da Campanha, 21,6 mil crianças receberam as doses da vacina que protege contra a poliomielite, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 50%. A meta da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é imunizar 95% do total de 41,2 mil crianças na faixa etária de um ano até menores de cinco anos de idade.

Para atualizar a caderneta as vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (de 7h às 11h e de 12h às 16h), nas Policlínicas Municipais (de 7h às 17h) e no Centro Municipal de Imunização, localizado na Torre (de 8h às 16h), administrando 18 tipos de imunizantes previstos no Cartão Nacional de Vacinação.

“Nós estávamos com índices muito baixo, o que preocupou muito a gestão municipal. Continuamos fazendo muitas ações no sentido de melhorar esses índices e definitivamente impedir que essas doenças preveníeis voltem da sociedade, principalmente, das crianças,” destacou Luís Ferreira, secretário de Saúde de João Pessoa. “Seguimos com um grande mutirão e ações preventivos de vacinação, nos Creis, USFs e demais serviços de busca ativa para garantir uma cobertura ampla e eficiente na Capital”, completou o gestor.

Até o dia 30 – A campanha contra paralisia infantil e multivacinação para crianças e adolescentes segue até o final de setembro, ofertando outras vacinas do calendário vacinação. Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Já para adolescentes são ofertadas também os imunizantes HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

“Ainda, até sexta-feira, além das equipes que estão nas Unidades de Saúde da família fazendo todo um trabalho preventivo, estaremos também com diversos profissionais dando continuidade com a ação de busca ativa nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da Capital, o que amplia a cobertura e garante um bloqueio contra a doença”, destacou o secretário.

O Brasil não detecta casos de poliomielite deste 1990 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem (PVS). No entanto, no cenário global da poliomielite, existem dois países endêmicos, Paquistão e Afeganistão. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que de janeiro a 12 de julho deste ano, foram confirmados 15 casos nestes países. Em novembro do ano passado, um caso foi relatado em Malawi e um este ano em Moçambique.

Paralelo a isso, aqui no Brasil, desde 2015, tem sido detectada uma progressiva queda das coberturas vacinais, podendo levar à reintrodução da pólio no País. Este cenário foi intensificado no contexto da pandemia de Covid-19. De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, em 2015, a Paraíba tinha cobertura vacinal de 96,1% das crianças menores que 1 ano de idade. Em 2021, esta cobertura caiu para 68,4% das crianças na mesma idade. No estado, deverão ser vacinadas 284.230 mil crianças até os 4 anos.

Programação da ação de monitoramento e vacinação contra a Polio:

– Distrito Sanitário IV – 22 de setembro
– Distrito Sanitário V – 23 de setembro

Acompanhe no link, qual Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) corresponde a cada Distrito Sanitário da Capital: https://midi.as/creis2022

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cidade paraibana perderá agência dos Correios em fevereiro; veja onde

Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…

15 de janeiro de 2025

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

Após receber recursos do Ministério da Saúde, PMCG realiza repasse de quase R$ 4 milhões à FAP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…

14 de janeiro de 2025

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025…

14 de janeiro de 2025

Alerta do Inmet para mais de 60 cidades da Paraíba prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba onde

Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…

14 de janeiro de 2025