JP: Secretaria Municipal de Saúde segue com ações de busca a focos do mosquito Aedes aegypti

PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue realizando ações de busca a focos do mosquito Aedes aegypti em diversos pontos da cidade. Nesta terça-feira (23), a Vigilância Ambiental e Zoonoses realizou uma inspeção na área do Hotel Tambaú, localizado na Orla da Capital e atualmente desativado. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito transmissor de arboviroses como dengue, Zika e Chikungunya.

Durante a ação, os agentes de combate às endemias fizeram uma varredura em todo o local onde funcionava o hotel, assim como as áreas ao redor, com aplicação de larvicidas e utilização de bombas costais para o trabalho de eliminação dos criadouros do mosquito.

De acordo com a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, as antigas instalações do hotel encontravam-se limpas, mas foram encontrados alguns focos do Aedes aegypti, localizados na área do telhado do prédio, que imediatamente foram eliminados.

A secretária executiva de Saúde da Capital, Janine Lucena, destacou a importância da população colaborar com o trabalho realizado rotineiramente pelas equipes de Vigilância Ambiental e Zoonoses. “Os agentes de endemias fazem visitas constantes às residências e estabelecimentos comerciais para orientações e combate às arboviroses, mas é fundamental que o cidadão também faça a sua parte, tomando os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, afirmou.

O trabalho executado no Hotel Tambaú faz parte da programação de atividades da Vigilância Ambiental e Zoonoses, que realiza inspeções de combate a focos de dengue em áreas consideradas de risco para se tornarem possíveis criadouros do mosquito, a exemplo do Distrito Mecânico, cemitérios, borracharias, reciclagens, parques e locais públicos.

Dados – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 4.736 casos notificados de arboviroses, em João Pessoa, no período de janeiro até 22 de abril deste ano. Do total, 4.399 correspondem a casos suspeitos de dengue, 300 casos suspeitos de Chikungunya e 37 casos suspeitos de Zika.

Denúncias – Para que a população possa denunciar possíveis focos do agente transmissor de doenças, a SMS disponibiliza dois canais de atendimento. A denúncia pode ser realizada através do Disk Dengue, que atende no número 3213-7781 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

A população também pode denunciar por meio do WhatsApp ‘Xô, Aedes’, onde também é possível tirar dúvidas sobre prevenção, sintomas e locais de atendimento. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e aos sábados das 8h às 11h30, através do número (83) 98825-0549.

Prevenção – Potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti podem ser eliminados com ações simples como colocar telas em portas e janelas; descartar adequadamente objetos em desuso, deixando o quintal sempre limpo; tirar a água dos pratos de plantas, colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água limpa.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mersinho Lucena é homenageado com medalha ‘Amigo da Marinha’

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) foi homenageado com a medalha ‘Amigo da Marinha’, nesta…

22 de novembro de 2024

Prefeita de Mamanguape entra na mira do TCE para explicar irregularidade em licitação de mais de R$ 18 milhões

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou a prefeita de Mamanguape, Maria…

22 de novembro de 2024

MP dá parecer favorável à ação de Jhony contra Bruno Cunha Lima por abuso de poder, em CG

O Ministério Público Eleitoral emitiu essa semana um parecer favorável ao prosseguimento de uma das…

22 de novembro de 2024

Aguinaldo Ribeiro garante construção de 225 casas populares na Paraíba com apoio do Ministério das Cidades

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da Maioria no Congresso Nacional, garantiu a construção…

22 de novembro de 2024

Hugo Motta busca apoio do Avante para consolidar candidatura à presidência da Câmara

O deputado Hugo Motta (Republicanos-RS), candidato de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, está…

22 de novembro de 2024

Vereadores de Campina Grande passam a ter salário de mais de R$ 20 mil a partir de 2025

O Seminário Oficial do Município de Campina Grande publicou, nesta semana, um ato do vereador-presidente…

22 de novembro de 2024