Categorias: Saúde

Mais 9 mil casos de câncer ocorrerão na Paraíba até o final do ano, aponta levantamento

PUBLICIDADE

A Paraíba deve somar, até o final de 2019, mais de 9 mil novos casos de todos os tipos de câncer, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). E a perspectiva para os próximos anos não é nada animadora.

 

A tendência é de um crescimento progressivo dos números a cada ano, segundo a oncologista Dalva Guedes Arnaud, chefe do serviço de oncologia clínica do Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento da doença no Estado. A notícia vem justamente no Dia Mundial do Câncer, lembrado ontem, e no Dia Nacional da Mamografia, celebrado hoje.

 

“O fato é que se fomos observar a história natural do câncer, há uma tendência de aumento ao longo dos anos. A chance de ter a doença é palpável porque o envelhecimento existe e as pessoas estão muito mais expostas a fatores ambientais. É tudo mais, se vive mais, se expõe mais e, com isso, o câncer tem uma tendência a aumentar”, constatou a especialista.

 

Entre as causas, existem vários fatores. “Os pacientes me perguntam qual é a causa certa do câncer e eu sempre respondo que a alimentação, por exemplo, pode interferir. As pessoas, cada vez mais, têm comido ruim, fast food, não têm tempo de preparar em casa, comem em qualquer lugar, ou seja, a alimentação não é mais saudável”, constatou. É preciso considerar também, segundo Dalva Guedes Arnaud, a questão dos agrotóxicos e a necessidade de uma maior fiscalização nesse setor. Existem ainda os fatores reambientais.

 

“Cânceres de cabeça e pescoço, além do de pulmão têm estreita relação com o tabagismo. Já sobre o de pele, vivemos num país tropical, e muitas pessoas, principalmente no interior, não têm acesso ao protetor solar. Quem usa, muitas vezes, não reaplica. Por isso, na estatística, este tipo de câncer está em primeiro lugar. É necessário que exista um combate grande”, disse a médica. “A fórmula é mais genérica, mas o ideal é ter uma alimentação saudável, tomar cuidado com o excesso de álcool e tabagismo. Esses são fatores que podemos modificar”, ensinou.

 

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Motoristas de dois veículos são indiciados por morte de jovem após queda de carro nos Bancários

A Polícia Civil da Paraíba concluiu nesta sexta-feira (27) o inquérito policial sobre o caso…

27 de dezembro de 2024

Mulher presa ilegalmente na PB ganha liberdade após sete meses presa

A Defensoria Pública do Estado Paraíba (DPE-PB) garantiu o alvará de soltura para uma mulher…

27 de dezembro de 2024

Motociclista é detido pela PRF em Mamanguape após ser flagrado com moto com chassi adulterado

Em mais uma ação de combate à criminalidade, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba…

27 de dezembro de 2024

IBGE: Desemprego em novembro chega a 6,1%, o menor desde começo da série histórica em 2012

A taxa de desocupação no Brasil chegou a 6,1%, com o recuo de 0,5 ponto…

27 de dezembro de 2024

PM resgata jovem prestes a ser executado por traficantes em João Pessoa por conta de dívida de R$ 30

A Polícia Militar da Paraíba, por meio da Força Tática do 5º Batalhão, evitou uma…

27 de dezembro de 2024

Insatisfeito, Chico do Sindicato estaria planejando deixar presidência do Avante em João Pessoa

O vereador Chico do Sindicato, atual presidente do Avante em João Pessoa, teria confidenciado a…

27 de dezembro de 2024