Mais de 1 milhão de pessoas estão em atraso com a dose de reforço da vacina contra Covid-19 na Paraíba

PUBLICIDADE

A Paraíba tem 1,2 milhão de pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19 atrasada. O dados são do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

A primeira dose de reforço, recomendada para pessoas com mais de 12 anos de idade, deve ser aplicada quatro meses depois da segunda dose ou dose única. Já a segunda dose de reforço, no momento, é recomendada pelo Ministério da Saúde para a população acima de 40 anos de idade e trabalhadores da saúde independentemente da idade, no entanto, a Paraíba já disponibiliza a chamada 4ª dose do reforço para pessoas acima dos 30 anos.

O secretário executivo de Gestão em Saúde do estado, Jhony Bezerra confirmou que mais 1,5 milhão de paraibanos não receberam a primeira dose de reforço dos imunizantes contra a doença e, como a nova cepa tem características de escape da proteção vacinal.

Ainda segundo ele, em torno de 449 mil paraibanos receberam a segunda dose de reforço, considerada a quarta dose, o equivalente a 20,56% da população acima de 30 anos. Na Paraíba, as autoridades de saúde ressaltam a importância da vacinação, principalmente na busca pela complementação do ciclo vacinal.

O déficit é equivalente a mais de três milhões de pessoas. No entanto, é necessário avançar ainda mais na primeira dose de reforço, onde a Paraíba atingiu apenas 62,39% da população total já apta para o recebimento.

“Mais 1,5 milhão de paraibanos ainda não tomaram a terceira dose dos imunizantes contra a Covid-19. “É bem verdade que essa sub variante provavelmente estará circulando em breve na região Nordeste e na Paraíba. Essa cepa tem um alto poder de contaminação, tem uma capacidade de driblar as vacinas, um escape da proteção vacinal. Então é muito importante que a população esteja devidamente vacinada com as doses de reforço e fica esse alerta para a população”, disse Jhony.

Em João Pessoa, mais de 300 mil pessoas estão com o esquema vacinal incompleto e que a procura por testes rápidos segue em alta nos últimos dias, conforme informações do secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira.

O gestor explicou que além da busca ativa, de casa em casa, para que as pessoas se vacinem, haverá o reforço de pontos de vacinação e testagem nos próximos dias.

“Iremos implementar outros pontos para identificar qual a influência da Covid-19 nesses casos de adoecimento que estamos monitorando. Vamos colocar pontos extras, até as 22h em diversos locais, e anunciaremos nos próximos dias. Temos que convocar as pessoas para a vacinação. A única ação que salva vidas é a vacinação”, destacou;

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024

Campina Grande e João Pessoa estão entre as 100 cidades brasileiras com melhor educação no Brasil

O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…

25 de novembro de 2024

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024