Mais de 28 mil crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas contra Covid-19 na Paraíba no Dia C em pelo menos 170 mil dos 223 municípios paraibanos. É o que apontou o primeiro balanço da campanha divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Ao todo, 28.411 mil crianças foram imunizadas durante todo o dia, nos diversos postos espalhados por todo o Estado. O chamado Dia C de Vacinação Infantil contra a Covid-19, foi uma ampla mobilização realizado em todos os municípios paraibanos ao longo de todo o dia.
Foram vacinados crianças com idade entre 5 e 11 anos com o objetivo de aumentar a parcela da população infantil imunizada contra a doença. Antes do Dia C, só 39.505 crianças estavam oficialmente vacinadas na Paraíba, o que representava 11,45% do total de crianças que podem se vacinar, mas esses números vão aumentar sensivelmente.
Até 17h, apenas 172 dos 223 municípios tinham atualizado os dados no sistema do Ministério da Saúde, contabilizando 28.414 doses aplicadas.
Os locais que mais vacinaram foram João Pessoa, com 2.947 doses; Campina Grande, com 1.826 doses; Sapé, com 1.360 doses; Sousa, com 990 doses; e Alhandra, com 674 doses.
O secretário Geraldo Medeiros lembrou que esses dados podem levar alguns dias para serem inseridos no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações, pois existe um processo de inserção de notificação que não é automático. Até o momento, a Paraíba já distribuiu 211.575 doses de vacina infantil para os 223 municípios.
Para Geraldo, a vacina é um método seguro e cientificamente comprovado para proteger contra as formas graves e agudas da doença.
“Com o crescimento do número de casos, nos preocupa a vulnerabilidade das nossas crianças. As vacinas são seguras e previnem as crianças de complicações”, pontuou.
As crianças com 5 anos de idade ou imunossuprimidas até 11 anos recebem apenas a vacina pediátrica produzida pela Pfizer. A partir dos 6 anos, também pode ser administrada a dose da CoronaVac. A população de crianças de 5 a 11 anos na Paraíba é estimada em 393.446. O esquema vacinal desse grupo é composto de duas doses, com intervalos de 8 semanas para aqueles que tomaram a primeira dose da Pfizer e 28 dias para os que iniciaram o ciclo com o imunizante da CoronaVac.
Redação