Categorias: Saúde

Mais de 300 tipos de produtos farmacêuticos são ofertados em toda a Rede de saúde da SMS

PUBLICIDADE

 O Sistema Único de Saúde (SUS), em João Pessoa, garante aos usuários a assistência com mais de 300 tipos de produtos farmacêuticos e medicamentos. A distribuição é feita pela Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que integra a diretoria de assistência à saúde do município.

A partir da central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), a Gemaf recebe, armazena e distribui produtos farmacêuticos como insumos, material médico hospitalar, dietas especiais e medicamentos para toda a rede municipal de saúde.

A distribuição desses produtos é feita através de solicitações periódicas realizadas pelos Distritos Sanitários à Gemaf. Além da atenção básica, os serviços hospitalares, de urgência e emergência e as dietas especiais do NADE também são atendidos pela gerência.

Os medicamentos distribuídos pela Gemaf, na sua grande maioria, fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que compõe a tabela dos medicamentos ofertados pelo SUS. São remédios para diversas patologias, como hipertensão, diabetes, dor, alergias, infecções, gastrite.

A gerente da Gemaf, Rosinéia Carneiro explica que o principal objetivo da gerência é facilitar o acesso e promover o uso racional de medicamentos. “Nossas atividades na Gemaf têm como principal objetivo beneficiar o paciente, para que ele tenha sempre acesso aos medicamentos necessários e faça a utilização deles de forma correta”, disse.

Rosinéia explicou ainda que a além dos medicamentos mais tradicionais, a Gemaf também distribui os medicamentos fitoterápicos que são utilizados nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics).

Os medicamentos distribuídos pela rede municipal são adquiridos através de contratos da SMS com a empresa fornecedora, que é contrata através de processo licitatório. Alguns medicamentos chegam direto do Ministério da Saúde (MS), como é o caso dos componentes estratégicos da assistência farmacêutica, que são as insulinas, os anticoncepcionais e os medicamentos para tuberculose e hanseníase.

A gestão dos medicamentos ocorre em três instâncias: municipal, estadual e federal. Cada uma delas oferece remédios diferentes, mas atendem ao que determina a Relação Nacional de Medicamentos (Rename).

Tabela SUS – A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades prioritárias dos usuários da rede de saúde pública. Trata-se de um instrumento norteador para as ações de assistência farmacêutica no SUS.

A tabela SUS é uma das estratégias da política de medicamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover o acesso e uso seguro e racional de medicamentos, que foi adotada pela OMS e continua sendo orientadora de toda a política de medicamentos da Organização e de seus países membros.

Com a atualização periódica, a Rename se estabelece como instrumento facilitador do uso racional de medicamentos e da organização da assistência farmacêutica, concebida como parte integrante da Política Nacional de Saúde, e envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde.

Farmácia Popular – Visando ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos, o Governo Federal criou o programa Farmácia Popular do Brasil (FPB), que possui rede própria, através da PMJP, e funciona em parceria com farmácias e drogarias da rede privada.

Hoje em dia existem seis farmácias populares espalhadas pela Capital e cada uma possui um elenco de 112 medicamentos além dos preservativos masculinos. Apenas os medicamentos de combate à hipertensão, diabetes e asma são gratuitos, mas outros remédios são vendidos com o valor até 90% mais barato.

Para adquirir os medicamentos disponíveis é necessária a apresentação do CPF, juntamente com a receita médica ou odontológica, da rede pública ou privada, prescrita de acordo com a legislação vigente.

Algumas farmácias privadas também integram o programa e podem ser identificadas pela placa ‘Aqui tem Farmácia Popular’. Os interessados em se credenciar ao projeto devem buscar informações na Caixa Econômica Federal.

As farmácias populares funcionam de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 18h e aos sábados das 8h ao meio dia, não trabalham com cartão de crédito e/ou débito e estão distribuídas pela Capital nos seguintes endereços:

FPB-BAIRRO DOS IPÊS
Rua Joaquim Pires, nº 371, Bairro dos Ipês
Tel.: 3224-6299

FPB-MANGABEIRA
Avenida Josefa Taveira, nº 1812, Mangabeira
Tel.: 3238-1566

FPB-CRUZ DAS ARMAS
Avenida Cruz das Armas, nº 838, Cruz das Armas
Tel.: 3215-6073

FPB-CENTRO
Avenida Dom Pedro II, nº 231, Centro
Tel.: 3214-2841

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeita de Mari, Lucinha da Saúde pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos

Eleita nas eleições municipais de 2024, a prefeita de Mari Lucinha da Saúde pode ter…

8 de abril de 2025

Prefeito paraibano é acusado em AIJE de ter comprado voto a R$ 3.600 nas eleições de 2024

O PSB, por meio de sua candidata Maria Aparecida da Silva, entrou com uma Ação…

8 de abril de 2025

Hugo fala em discutir cortes em emendas parlamentares, mas ressalta importância dos recursos para o desenvolvimento

O presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta, ontem (07), durante evento na Associação Comercial…

8 de abril de 2025

De olho em 2026, PSB e PSD marcam ‘superdomingo’ político com eventos em JP no final de abril

O próximo dia 28 de abril promete sacudir os bastidores da política paraibana com uma…

8 de abril de 2025

Crise no ninho tucano: Camila Toscano reage às acusações de Ludgério e diz que covardia é expor mágoa na imprensa

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) reagiu, durante entrevista nesta terça-feira (08), às declarações do…

8 de abril de 2025

‘Indulto presidencial’ pode virar arma do PL na campanha em 2026 caso projeto de anistia não prospere no Congresso

As recentes falas do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta, a respeito do PL…

8 de abril de 2025