Categorias: Saúde

Mais uma UBS é entregue em CG

PUBLICIDADE

Seis meses depois de lançada a pedra fundamental da unidade de saúde localizada no Conjunto Grande Campina, na manhã desta sexta-feira, 14, ela foi inaugurada pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo e passou a se chamar UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Dr. Ricardo Amorim Guedes, que vai sediar duas equipes do Saúde da Família e uma de Saúde Bucal e atender a mais de 2 mil famílias dos conjuntos residenciais Chico Mendes, Sonho Meu, Meu Sonho e Grande Campina. A pedra fundamental da unidade foi lançada no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e o prazo de 180 dias anunciado à época foi cumprido pela administração municipal.

Estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito José Luiz Júnior, a primeira-dama Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, a secretária adjunta Marisa Agra, o secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Ivaldo Morais, além dos vereadores Laelson Patrício, Cassiano Pascoal e Olímpio Oliveira, entre outras autoridades.

Os profissionais que irão atender na nova unidade foram deslocados do antigo Centro de Saúde das Malvinas e com a mudança, passam a ficar mais próximas dos moradores dos conjuntos residenciais, que não precisarão mais se deslocar por longas distâncias porque a unidade estará mais próxima das suas residências. A entrega da nova unidade de saúde faz parte da programação de inaugurações de obras e ações alusivas ao aniversário de 147 anos de emancipação política de Campina Grande.

A solenidade de entrega da unidade de saúde teve início com um pronunciamento feito pelo filho do homenageado com o nome da UBSF, o também médico Ricardo Amorim Guedes Filho, que falou em nome da família e agradeceu, ao lado da mãe Maria da Conceição Porto Guedes e da irmã Ramona Porto Amorim Guedes, a homenagem feita ao seu pai, que segundo ele, via na medicina um sacerdócio. Bastante emocionado, ele falou da dedicação com que seu pai se dedicava, principalmente aos atendimentos das pessoas mais carentes.

“O meu pai exercia a profissão com amor, carinho, vigor e satisfação”, disse o jovem médico, relembrando que quando era bem sucedido em uma grande cirurgia, o médico ortopedista fazia questão de comemorar com a família. Ricardo Amorim Guedes atuou em diversos hospitais da cidade, como o Antônio Targino e o antigo Regional e era professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Natural de Campina Grande, ele faleceu em 2006, aos 54 anos de idade, vítima de infarto.

Vários líderes comunitários representantes das comunidades beneficiadas estiveram presentes à solenidade e o presidente da Associação dos Moradores do Grande Campina, Suênio Borges, falou em nome deles e dos moradores. Ele elogiou o prazo que foi dado e cumprido pelo prefeito Veneziano para a construção e entrega da unidade, apesar das fortes chuvas que caíram na cidade nos meses de junho e julho. Com a inauguração, disse Suênio, os moradores não precisarão mais se deslocar por mais de 1,5 km para serem atendidos no antigo Centro de Saúde das Malvinas.

A secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, falou sobre a série de inaugurações da Prefeitura de Campina Grande, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde. Ela citou que, além da UBSF Dr. Ricardo Amorim Guedes, outras unidades de saúde e serviços serão entregues até o final deste ano, inclusive a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), que deve estar concluída até dezembro. Tatiana Medeiros também anunciou para a próxima terça-feira a entrega para a Câmara dos Vereadores, do PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) dos servidores da saúde.

O prefeito Veneziano destacou os benefícios levados não somente aquele bairro, mas também a outras localidades da cidade. O Bairro das Malvinas, onde ficam localizados os conjuntos residenciais, disse o prefeito, foi contemplado com pavimentação de ruas e implantação de equipes do Saúde da Família. Apesar do tamanho do bairro, durante mais de 20 anos os moradores nunca tinha tido acesso a serviços de saúde e hoje dispõem de 100% de cobertura populacional do PSF, acrescentou.

Durante a inauguração, os moradores também puderam contar com as ações e serviços do Saúde Itinerante – Mais Saúde pra Você, a exemplos de tipagem sanguínea, verificação da pressão arterial, glicemia, exames de mama, atendimentos odontológicos e testes de HIV/Aids e VDRL, entre outros. Das 8h às 12h, foram realizados 606 atendimentos e neste sábado, o Saúde Itinerante estará na Catingueira, beneficiando os moradores do bairro e adjacências.

Depois do corte da fita e do descerramento da placa da UBSF Dr. Ricardo Amorim Guedes, o prefeito Veneziano e as demais pessoas presentes foram conhecer as instalações da nova unidade de saúde.

 

 

Ascom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Justiça condena homem a 27 anos de prisão por atropelar e matar esposa em João Pessoa

O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…

26 de novembro de 2024

Procon-JP orienta consumidor para compra segura nos comércios físico e virtual durante a Black Friday

O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024

Incêndio destrói veículo abandonado no Colinas do Sul, em João Pessoa

Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…

26 de novembro de 2024

Cícero quer unidade e que maioria da base apoie a reeleição de Dinho na CMJP

Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

26 de novembro de 2024

Inscrições para o concurso do INSA acabam hoje; salários podem chegar a R$ 14.274,53

O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) encerra, hoje (26), as inscrições para concurso público. A…

26 de novembro de 2024