A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo do Estado, está ampliando o número de leitos de UTI para pacientes com covid-19, considerando o aumento de número de casos da doença – mais de 46,5 mil, e o índice de 81% de ocupação nas UTIs de unidades hospitalares. Nesta semana, a ampliação de leitos para casos graves foi de 77 para 114, com perspectiva de alcançar 131 na próxima semana, chegando aos 150 leitos nos dias seguintes.
A rede municipal de saúde vai receber 70 novos respiradores, na próxima semana, e adaptar os serviços a partir da próxima segunda-feira (22) para ampliar a assistência aos pacientes de covid-19. Duas unidades de pronto atendimento (UPAs) terão atendimento exclusivo para quem estiver com covid-19 ou sob suspeita de infecção.
As novas medidas foram definidas neste sábado (20) pelo Comitê Intersetorial Covid-19, formado por representantes da Prefeitura e do Governo do Estado. Até a última quinta-feira (18), já foram registrados 46.542 casos de covid-19, em João Pessoa. Os bairros com mais registros são: Mangabeira (4.483), Cristo Redentor (2.254), Manaíra (2.247), Valentina (2.100) e Gramame (1.904).
“O aumento da ocupação dos leitos hospitalares é um alerta para a necessidade de as pessoas ajudarem, obedecendo os protocolos de distanciamento social”, declarou a secretária executiva de Saúde, Rossana Sá.
Fernando Chagas, que integra o Comitê Covid-19, destaca que houve um relaxamento por parte da população das medidas de prevenção à doença. “Precisamos nos cuidar, usar máscaras, higienizar as mãos e evitar aglomerações”, afirma ele, que enfatiza a real possibilidade de casos da doença por vírus mutantes, que são mais transmissíveis e aparentemente mais graves, e exigem mais tempo de recuperação, o que aumenta o risco de morte.
Ampliação da rede de saúde – A ampliação do número de leitos também conta com parceria do Hospital Universitário Lauro Wanderley. A Prefeitura vai receber mais 70 respiradores para equipar as UTIs, até a próxima quarta-feira (24). Os equipamentos foram disponibilizados após ação direta do prefeito Cícero Lucena junto ao Ministério da Saúde.
As UPAs Oceania e Bancários voltam a atender exclusivamente pacientes com suspeita de covid-19, assim como o Prontovida, que passa a funcionar como pronto atendimento para casos de síndrome gripal. As UPAs Valentina e Cruz das Armas funcionarão de forma híbrida, atendendo também o público geral. Os serviços de pediatria serão deslocados e concentrados no Hospital do Valentina, evitando o contato com os pacientes de covid-19.
Tele+Saúde – A partir desta segunda-feira (22), o atendimento do Tele+Saúde será ampliado. O funcionamento do serviço de assistência para casos suspeitos de covid-19 será das 7h às 11h e das 12h às 22h. Por meio do número 3218-9214, o usuário é atendido por um médico, que faz a avaliação do quadro clínico a partir do que for relatado. No atendimento, é feita a prescrição de medicamento e indicação do serviço de referência básica ou de urgência. Para ser atendido, o usuário deve ter em mãos documento de identidade e o cartão do SUS.
Bairros com mais casos de covid-19:
Mangabeira – 4.483
Cristo Redentor – 2.254
Manaíra – 2.247
Valentina – 2.100
Gramame – 1.904
Oitizeiro – 1.486
Bessa – 1.455
Bancários – 1.286
Cruz das Armas – 1.279
Jardim Cidade Universitária – 1.244
Redação com Secom/JP
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…