O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (1º) que o Brasil vai receber um antiviral para o combate ao surto de varíola dos macacos. O anúncio foi feito em uma publicação no perfil oficial do paraibano no Twitter.
De acordo com Queiroga, a compra do antiviral será realizada por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O objetivo é reforçar o combate ao surto de Varíola dos macacos que acontece no Brasil.
Ainda segundo o ministro, inicialmente, serão contemplados casos mais graves da doença no país.
Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil registra 1.369 casos confirmados de varíola dos macacos. As notificações estão distribuídas assim: São Paulo (1.031), Rio de Janeiro (169), Minas Gerais (63), Distrito Federal (20), Paraná (21), Goiás (18), Bahia (11), Ceará (4), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (7), Tocantins (1) , Acre (1), Amazonas (1), Rio Grande do Sul (6), Mato Grosso do Sul (5), Amazonas (1), e Santa Catarina (7).
Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), está investigando o caso de um paciente suspeito da doença em João Pessoa. O paciente tem 25 anos e foi atendido inicialmente na UPA Oceania, em João Pessoa. Ele segue em isolamento. Outros dois diagnósticos para a doença foram descartados nos últimos meses no estado.
Redação