Categorias: Saúde

Médica infectologista paraibana fala sobre o perigo da meningite

PUBLICIDADE

O cérebro é recoberto por membranas, também conhecidas como meninges, que tem como função protegê-lo de todos os tipos de ameaças. No entanto, elas podem ser atingidas por uma inflamação que prejudica o transporte de oxigênio para as células de todo o corpo: a meningite. Em 2020, foram 33 casos confirmados na Paraíba, contra 38 detectados no ano anterior pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para falar do perigo sobre esse tema a infectologista paraibana, Monnara Lúcio, destaca a gravidade dessa doença.

“É grave porque é uma infecção que ocorre em um local que deveria ser estéril e tem uma vital importância para o nosso corpo. É um sistema muito nobre”, comentou a infectologista. Ainda de acordo com Monara, a vacinação é uma grande aliada no combate à meningite, para determinadas formas da meningite, a exemplo da bacteriana, e algumas doenças virais que podem ter alguma repercussão, como meningoencefalites, podem ser prevenidas por meio da imunização. “Por isso, é muito importante que os pais mantenham o calendário vacinal de seus filhos atualizados”, alertou.

Principais sintomas – Um dos mais conhecidos é a rigidez cervical (no pescoço), mas nem todo mundo que tem a doença, obrigatoriamente, vai ter esse sinal de alerta. Monara explicou que outras indicações suspeitas da meningite são febre, sonolência excessiva, irritabilidade, dor de cabeça, vômitos (nem sempre são em jatos), alteração de locomoção, dor na coluna, entre outros problemas associados. Qualquer indício da doença, deve-se procurar rapidamente um profissional de saúde. A infectologista lembrou que no início, os sintomas podem iniciar leves, com o tempo o quadro tende a se agravar. “O ideal é se fazer uma avaliação médica o quanto antes, para saber se é um quadro de suspeita, que precisa ser investigado, ou não. Porque nem toda rigidez no pescoço pode ser meningite”, finalizou.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024