A Paraíba o tempo todo  |

Médico paraibano alerta para prevenção ao câncer de próstata

 Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apontam que neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. A campanha Novembro Azul alerta para a doença e a necessidade de prevenir o seu surgimento.

 

Em entrevista a imprensa paraibana o urologista Osório Abath Filho, disse que a cirurgia de retirada da próstata pode causar impotência sexual e incontinência urinária em 25% dos pacientes operados.

 

No entanto, é a única forma de garantir a cura do câncer. Por conta disso, ele destaca a importante da realização de acompanhamento preventivo, mesmo que não exista nenhum sintoma. Esse também é o alerta feito pela campanha Novembro Azul, que convoca os homens com mais de 45 anos de idade a procurar um urologista e fazer um check-up.

 

Para ele, o exame do toque, ainda é a única avaliação eficaz para diagnosticar o câncer com segurança. Abath explicou que a impotência e a incontinência acontecem porque terminações nervosas acabam sendo afetadas. “Esse risco existe independente do serviço onde o paciente for atendido, seja público ou privado. A questão é que o nervo eretor que, como o nome já diz, é responsável pela ereção masculina, passa muito perto da próstata e, portando, há uma grande chance de ele ser afetado na retirada do órgão doente”, disse.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe