Um quadro severo de infecção pela Covid-19 fez com que Teófilo Andrade, médico há 40 anos, ficasse hospitalizado por 38 dias, em João Pessoa. Após contrair a doença cuidando dos pacientes, quem se dedicou para salvar a vida do próximo, também encarou o desafio de lutar pela própria sobrevivência.
Para o profissional de saúde, as batalhas diárias contra o novo coronavírus resultaram na vitória. A saída da UTI foi celebrada com aplausos pela equipe que cuidou de Teófilo e de tantos outros pacientes que passaram pelo hospital durante os quase sete meses de pandemia.
Na Paraíba, desde março, 13 médicos morreram por complicações ocasionadas pela Covid-19. Mais do que números, eles representam o triste legado de vidas perdidas para que outras fossem salvas.
Confraternizar, mesmo que distantes um dos outros, nunca foi tão importante para a família e os amigos de Teófilo. Eles o receberam na entrada do prédio em que mora com cartazes, músicas e emoção.
Os cuidados e o carinho das pessoas que o amam dão força para que novas lutas sejam vencidas. A doença deixou sequelas no corpo e na mente do médico.
G1