Médicos destacam razões para voltar a usar máscara mesmo com a flexibilização do seu uso

PUBLICIDADE

O uso de máscaras contra a Covid-19 voltou a ser recomendado em locais fechados diante do aumento de casos e internações pela doença no país. A orientação não é à toa: a ciência já comprovou que o uso de máscara cobrindo nariz e boca, sobretudo a cirúrgica e do tipo N95, realmente é eficaz para evitar o acesso de vírus respiratórios, como o SARS-CoV-2, e consequentemente a sua disseminação. Para falar sobre esse uso foram escutados os médicos infectologistas: Renato Astray, Clarissa Barros Madruga e Fernando Chagas.

Para Renato Astray, o uso da máscara neste momento se torna uma medida de contenção ainda mais importante porque o país vive uma concentração de situações propícias para a disseminação do coronavírus e de suas variantes, que pode causar a temida quarta onda de Covid-19.

“As pessoas pensam muito na saúde dos familiares mais próximos, mas precisam entender que a vacina e o uso de máscaras são medidas de saúde coletiva. Quando nos protegemos destas formas, contribuímos para diminuir a circulação do vírus e para proteger quem não pode tomar a vacina, quem tem comorbidades e doenças crônicas e está mais suscetível a infecções graves”, disse.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela revista PNAS, da Academia de Ciência dos Estados Unidos, com base em quatro meta-análises de estudos anteriores, mostra que o uso de máscaras é eficaz para conter o avanço da Covid-19 em ambientes comunitários. A pesquisa estima reduções médias no risco de infecção de até 61% em resultados individuais.

Para Clarissa Barros Madruga, “Todos os anos passamos pelas temporadas de gripes e resfriados, muitas vezes ocasionadas por vírus conhecidos, como o Influenza, outras vezes por vírus novos e muito agressivos, como aconteceu com o coronavírus. Em todas essas situações, as medidas de higiene da tosse e uso de máscaras são protetoras”, disse Clarissa ao destacar também que, além de serem costumeiramente mais recorrentes em períodos frios, doenças virais também se espalham com mais facilidade devido a tendência da população de se aglomerar. “Já passamos por gripe suína, gripe aviária, estamos ainda vivenciando o Covid, e temos novas ameaças chegando, como a Monkeypox. Diante de todas essas informações acumuladas pela população, é importante que todos tenhamos a consciência da proteção que a máscara confere a todos nós e a quem amamos.”

Assim também pensa o infectologista Fernando Chagas ressalta: “Estamos em uma fase de baixíssima transmissibilidade do coronavírus, porém ainda presenciando, em um momento ou outro, alguns casos positivos. Isso simboliza que o vírus ainda circula”, disse o infectologista, onde acentua que o uso de máscara se estende, principalmente, para quem está inserido em algum grupo de risco, como idosos, gestantes e pessoas com comorbidade. Ele lembra também que, em relação a Monkeypox, apesar da transmissão por toque ser a mais comum, existe o risco de propagação via gotículas.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024