Categorias: Saúde

Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde paraibanos recebem instruções sobre o ebola

PUBLICIDADE

 Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde participaram de reunião, nesta sexta-feira (29) à tarde, no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), na capital, para receber instruções sobre o ebola, doença que está presente em países da região ocidental da África, como Serra Leoa e Guiné. Foram abordados temas como a situação atual do ebola na África; números e situação epidemiológica do vírus; coleta laboratorial e biossegurança; uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), e ainda como evitar o contato dos profissionais de saúde com o vírus.

 

O treinamento faz parte das orientações do Ministério da Saúde para os estados criarem ações de vigilância e prepararem serviços de saúde de referência. O Hospital Universitário Lauro Wanderley é a unidade de referência na Paraíba para o ebola.

 

As recomendações do Ministério surgiram após o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que declarou situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), mesmo considerando improvável a chegada do vírus em outros lugares do mundo.

 

Segundo a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas, da SES, Anna Stella Pachá, por causa da globalização, a OMS considera importante que todos os países estejam preparados para o vírus. “A OMS colocou a situação do ebola em alerta mundial justamente para que todos possam estar prontos para conduzir e conter casos suspeitos da doença, evitando assim possíveis contatos”, explicou.

 

Foram convocados para o treinamento profissionais do HU de João Pessoa; Hospital Clementino Fraga; Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), técnicos da gestão hospitalar e vigilância em saúde da Secretaria de Saúde de João Pessoa; Núcleo de Apoio aos Hospitais; Coordenação de Urgência e Emergência e técnicos da vigilância em saúde.

 

Ebola – O vírus foi identificado pela primeira vez em 1976, no Zaire (atual República Democrática do Congo), e desde então tem produzido vários surtos no continente africano. O vírus foi transmitido para seres humanos que tiveram contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais infectados, como chimpanzés, gorilas, morcegos-gigantes, antílopes e porcos-espinhos.

 

O período de incubação é de um a 21 dias e será considerado caso suspeito de infecção pelo vírus ebola indivíduos procedentes, nos últimos 21 dias, de países com transmissão atual de ebola (Libéria, Guiné e Serra Leoa), que apresentem febre de início súbito, podendo ser acompanhada de sinais de hemorragia, como diarreia sanguinolenta, gengivorragia, enterorregia, hemorragias internas, sinais purpúricos e hematúria.

 

A doença pelo vírus ebola é de notificação compulsória (obrigatória) imediata. A notificação deve ser realizada pelo profissional de saúde ou pelo serviço que prestar o primeiro atendimento ao paciente, pelo meio mais rápido disponível, de acordo com a Portaria nº 1.271, de 6 de junho de 2014.

 

Na Paraíba, todo caso suspeito deve ser notificado, imediatamente, à Secretaria de Estado da Saúde, nos seguintes telefones: 0800-281-0023 e 8828-2522, disponíveis 24 horas.

Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Secitec, UFPB, Amidi, API e Sindjor anunciam Simpósio Nacional sobre Mídia, IA e Desinformação, neste sábado

Especialistas, professores, pesquisadores, estudantes, empresários e produtores de conteúdo se reúnem neste sábado (30), em…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Operação ‘Family First’ da Polícia Federal investiga fraude em licitações de concursos públicos na Paraíba

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação "Family First" na Paraíba,…

28 de novembro de 2024

Vereadores se unem para destronar Dinho Dowsley e aderem a João Almeida na disputa pela presidência da CMJP

Sete vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa formalizaram nesta quinta-feira (28) uma aliança para…

28 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024