Categorias: Saúde

Meningite é um processo inflamatório que pode levar a morte em poucas horas

PUBLICIDADE

A meningite é um processo inflamatório das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal – pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Dependendo do agente causador, ela pode provocar a morte em pouco tempo. A Paraíba já registrou este ano 10 casos de meningite, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Este mês, o vereador de Alagoa Grande, na região do Brejo paraibano, Marcelo dos Santos Almeida, de 42 anos, morreu com meningite bacteriana. O infectologista do Hapvida, Fernando Chagas, faz um alerta sobre a doença, principalmente, a causada por bactérias que pode levar o paciente a morte em poucas horas.
 
A doença do tipo bacteriana é motivo de muita preocupação pelos especialistas. Os seus sintomas incluem febre alta, dor de cabeça e rigidez do pescoço ou da nuca. Também é normal o paciente ter mal estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) e confusão mental. Conforme o quadro se desenvolve, acrescenta-se à lista convulsão, delírio, tremor e coma.
 
De acordo com o especialista, a meningite causada pela bactéria Neisseria Meningitidis (menigococo) é transmitida pela via respiratória e pode levar a morte em pouco tempo pelo seu avanço rápido no corpo humano. “Quando apresentar algum sintoma da doença é importante iniciar o tratamento imediatamente. Depois é que se investiga o tipo da meningite”, diz, lembrando que em alguns casos o paciente pode ficar sem enxergar, sem ouvir e até perder membros do corpo dependendo do avanço da enfermidade.
 
Fernando Chagas também destaca a meningite causada por streptococcus pneumoniae (pneumococo). Ela também pode matar de forma rápida e está relacionada a doenças respiratórias que quando não são bem tratadas podem evoluir para uma meningite. “Temos que ter muito cuidado com o tratamento de infecções de garganta e de ouvido, por exemplo. Essas infecções mal curadas podem levar a algo mais sério”, alerta.
 
“Uma paciente iniciou com uma infecção de ouvido evoluindo para uma infecção óssea chamada de mastoidite, que acabou evoluindo para uma meningite bacteriana, atingindo pele, osso e indo até o cérebro. É uma situação muito grave quando chega a esse estágio”, exemplifica.
O médico orienta que uma medida que reduz bastante a transmissão da meningite é a lavagem das mãos e também evitar grandes aglomerados de pessoas. “Tendo contato com alguém que esteja com alguma doença respiratória é importante sempre lavar as mãos e usar máscaras”, afirma. Também existem vacinas para algumas formas da doença.
 
Tratamento – O diagnóstico das meningites é feito por meio de exames de sangue e líquido cerebroespinhal. Nas bacterianas o tratamento é feito com antibióticos, associados ou não a corticóidese e a internação sempre é necessária. Nas virais, geralmente o tratamento é com antivirais e corticóides e nas fúngicas com antifúngicos.
 
Dados – A Paraíba já registrou este ano 10 casos de meningite, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. A doença foi detectada em pacientes de João Pessoa, Campina Grande, Alcantil, Alagoa Grande, Catolé do Rocha e Sousa. No ano passado, foram confirmados 38 casos da doença no Estado. Em 2017, 50 registros foram realizados.
 
No ano passado foram registradas 1.072 ocorrências de doença meningocócica no Brasil e 218 mortes. Em relação à meningite pneumocócica, foram 934 ocorrências e 282 mortes. As causadas por outras bactérias somaram 2.568 notificações e 316 óbitos. No caso da viral, foram registrados 7.873 casos e 93 mortes. Já as meningites por outras etiologias contabilizaram 624 ocorrências e 122. Os dados são do Ministério da Saúde.
 
 
Assessoria de Imprensa

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024