A Paraíba o tempo todo  |

Ministério da Saúde analisa Projeto Vida no Trânsito

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) recebeu, nesta sexta-feira (15), uma visita técnica da representante do Ministério da Saúde e apoiadora do Projeto Vida no Trânsito, Suely Mendes Nogueira. Ela veio fazer o monitoramento do projeto no Estado, verificando o andamento de ações como educação e fiscalização de trânsito.

 

Lançado em 2011, o Projeto Vida no Trânsito, coordenado pelo Ministério da Saúde, tem como foco a redução das mortes e lesões graves no trânsito. Entre as ações desenvolvidas – inicialmente, nas capitais brasileiras – estão a qualificação da informação; ações planejadas, desenvolvidas e executadas de maneira intersetorial e com ênfase em dois fatores de risco: direção sob efeito de bebida alcoólica e velocidades incompatíveis, além de outros, a depender das particularidades locais.

 

De acordo com Suely Mendes Nogueira, o Projeto Vida no Trânsito é uma prioridade do Ministério da Saúde, enquanto saúde pública. “Hoje os acidentes de trânsito representam um impacto bastante significativo na saúde e na qualidade de vida das pessoas e o enfrentamento dessa problemática em todos os estados brasileiros deve ser uma prioridade”, afirmou.

 

Segundo ela, João Pessoa já possui ações bastante avançadas em termos de qualidade da informação e a implantação do SigTrânsito, uma ferramenta que dá suporte ao Projeto. “Isso significa um grande avanço em relação à problemática”, disse.

 

Por enquanto, os resultados e base de dados estão sendo analisados e construídos por se tratar de um programa recente do Ministério da Saúde em João Pessoa.

 

Suely Mendes comentou ainda que é uma obrigação da saúde pública enfrentar o problema dos acidentes de trânsito e buscar formas de reduzir e controlar estes agravos. O trabalho é iniciado através de uma metodologia que facilita o instrumento de trabalho e é composta de várias etapas; uma delas é a instituição de um grupo de trabalho intersetorial.

 

SigTransito – O projeto foi criado pela Gerência de Planejamento da SES para subsidiar o Projeto Vida no Trânsito na Paraíba em parceria com o Comitê Operativo de Monitoramento e Vigilância dos Acidentes de Trânsito.

 

É uma espécie de sistema concebido para unir informação (análise e monitoramento) e congregação dos dados dos acidentes de trânsito no estado da Paraíba, através do Projeto Vida no Trânsito. Por meio desses dados, será possível gerar ações de fiscalização e educação de trânsito, bem como encaminhar solicitações para que os órgãos competentes possam analisar e melhorar (sinalização, mobilidade urbana) na tentativa de reduzir o número de acidentes.

 

Esta ferramenta de trabalho, criada pela Paraíba, será disponibilizada para todos os estados interessados.



Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe