Categorias: Saúde

Ministério da Saúde analisa Projeto Vida no Trânsito

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) recebeu, nesta sexta-feira (15), uma visita técnica da representante do Ministério da Saúde e apoiadora do Projeto Vida no Trânsito, Suely Mendes Nogueira. Ela veio fazer o monitoramento do projeto no Estado, verificando o andamento de ações como educação e fiscalização de trânsito.

 

Lançado em 2011, o Projeto Vida no Trânsito, coordenado pelo Ministério da Saúde, tem como foco a redução das mortes e lesões graves no trânsito. Entre as ações desenvolvidas – inicialmente, nas capitais brasileiras – estão a qualificação da informação; ações planejadas, desenvolvidas e executadas de maneira intersetorial e com ênfase em dois fatores de risco: direção sob efeito de bebida alcoólica e velocidades incompatíveis, além de outros, a depender das particularidades locais.

 

De acordo com Suely Mendes Nogueira, o Projeto Vida no Trânsito é uma prioridade do Ministério da Saúde, enquanto saúde pública. “Hoje os acidentes de trânsito representam um impacto bastante significativo na saúde e na qualidade de vida das pessoas e o enfrentamento dessa problemática em todos os estados brasileiros deve ser uma prioridade”, afirmou.

 

Segundo ela, João Pessoa já possui ações bastante avançadas em termos de qualidade da informação e a implantação do SigTrânsito, uma ferramenta que dá suporte ao Projeto. “Isso significa um grande avanço em relação à problemática”, disse.

 

Por enquanto, os resultados e base de dados estão sendo analisados e construídos por se tratar de um programa recente do Ministério da Saúde em João Pessoa.

 

Suely Mendes comentou ainda que é uma obrigação da saúde pública enfrentar o problema dos acidentes de trânsito e buscar formas de reduzir e controlar estes agravos. O trabalho é iniciado através de uma metodologia que facilita o instrumento de trabalho e é composta de várias etapas; uma delas é a instituição de um grupo de trabalho intersetorial.

 

SigTransito – O projeto foi criado pela Gerência de Planejamento da SES para subsidiar o Projeto Vida no Trânsito na Paraíba em parceria com o Comitê Operativo de Monitoramento e Vigilância dos Acidentes de Trânsito.

 

É uma espécie de sistema concebido para unir informação (análise e monitoramento) e congregação dos dados dos acidentes de trânsito no estado da Paraíba, através do Projeto Vida no Trânsito. Por meio desses dados, será possível gerar ações de fiscalização e educação de trânsito, bem como encaminhar solicitações para que os órgãos competentes possam analisar e melhorar (sinalização, mobilidade urbana) na tentativa de reduzir o número de acidentes.

 

Esta ferramenta de trabalho, criada pela Paraíba, será disponibilizada para todos os estados interessados.



Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026: “Há espaço”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024

Morre o comunicador e publicitário Cacá Teixeira, aos 64 anos

O jornalista, locutor e cineasta Cacá Teixeira faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 64…

28 de novembro de 2024

Mais de 3,2 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção na PB

Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…

28 de novembro de 2024

Começa nesta quinta-feira, 1º Festival Literário Internacional da Paraíba

Música, teatro, gastronomia e literatura no encontro de autores com leitores. Começa nesta quinta-feira (28)…

28 de novembro de 2024