Ministério da Saúde estuda implantar oficina ortopédica no Centro Especializado em Reabilitação de Campina Grande

PUBLICIDADE

Técnicos da Coordenação Geral da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde visitaram nesta semana o Centro Especializado em Reabilitação (CER tipo IV) de Campina Grande. O objetivo foi conhecer a estrutura do serviço e avaliar a ampliação do trabalho com a efetiva implantação de uma oficina ortopédica para a produção de órteses e próteses.

“É uma iniciativa do Ministério da Saúde para fortalecer a rede do cuidado da pessoa com deficiência fazendo essas visitas técnicas aos serviços de reabilitação que compõem a rede desde 2012, e aqui especificamente o CER IV de Campina Grande que foi habilitado em 2016 e apoiando a gestão para que a gente qualifique a oferta do serviço e o cuidado para esses usuários”, disse a técnica do Ministério da Saúde Luane Carvalho.

Os técnicos também captaram dados, informações e conheceram toda a estrutura para avaliar outros projetos de expansão, inclusive com a possibilidade de reforma, ampliação de serviços e, principalmente, a construção da oficina ortopédica.

“Esse é um pleito antigo da comunidade e foi uma visita extremamente positiva para Campina Grande e todos os municípios pactuados. Temos uma demanda muito grande e, pela excelência do serviço e pelo número de cidades atendidas, temos demandas reprimidas de atendimento. A expansão ajudaria a dar uma resposta para essas pessoas”, disse a Diretora do CER IV, Kamila Cirne.

O Centro atende pacientes de 74 municípios e realiza mais de 50 mil procedimentos por ano. O serviço oferta tratamento nas quatro formas de deficiência: intelectual, física, auditiva e visual, além do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço atende crianças, adultos e adolescentes que tiveram Acidente Vascular Cerebral, doença neurológica, mielomeningocele, paralisia cerebral, poliomielite, má formação congênita e doenças raras. O CER também assiste às crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus, microcefalia e promove a reabilitação da Atrofia Muscular Espinhal (AME).

São disponibilizados atendimentos de fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, neurologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pedagogia, pediatria, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. O espaço conta com salas de fisioterapia, consultórios, piscina para fisioterapia aquática, vestiários, salas de exames e procedimentos.

O centro também dispõe de duas vans adaptadas para o transporte de pessoas com deficiência. O veículo é usado para buscar os pacientes de Campina Grande para o serviço, garantindo a continuidade do tratamento para aqueles que têm dificuldade de deslocamento e proporcionando mais segurança e conforto para os pacientes no trajeto.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tarcísio lidera com 54,1% na pesquisa estimulada para a prefeitura de Gurinhém, aponta Datavox/PB Agora

Nova pesquisa Datavox, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta segunda-feira (23), mostra…

23 de setembro de 2024

Homem é morto a tiros durante a madrugada em via pública no bairro de Cruz das Armas, em JP

Um homem foi morto a tiros, na madrugada de hoje (23), em uma via pública…

23 de setembro de 2024

Ginasta Rebeca Andrade elogia a Paraíba: “Foi uma honra estar aqui”

Após ganhar o ouro nas barras assimétricas, na edição do Campeonato Brasileiro de Ginástica realizada…

23 de setembro de 2024

Belo-PB se reapresenta hoje em dois jogos no quadrangular do acesso à Série B

A expectativa dos torcedores do Botafogo-PB, voltam a se regenerar nesta segunda-feira (23), quando, após…

23 de setembro de 2024

Mídia nacional aponta que a PB é o terceiro estado com mais denúncias de assédio eleitoral

O portal Congresso em Foco, trouxe neste fim de semana um levantamento nacional onde, traz…

23 de setembro de 2024

Procurador eleitoral recomenda manutenção da prisão preventiva de Raíssa Lacerda

O procurador regional eleitoral Victor Veggi emitiu parecer favorável à manutenção da prisão preventiva da…

22 de setembro de 2024