Categorias: Saúde

MP já recebeu 24 denúncias de suspeitas de desvio de vacinas contra Covid-19 na PB

PUBLICIDADE

Desde o inicio da vacinação contra a Covid-19 na Paraíba, surgiram diversas denúncias dando conta de que pessoas estariam furando a fila no Estado, e sendo imunizada na frente dos grupos prioritários dessa primeira etapa da campanha.

O Ministério Público Federal (MPF) já recebeu 24 denúncias sobre desvios de vacinas de Covid-19, numa prática que segundo a instituição se configura em crime.

De acordo com o balanço, João Pessoa lidera o número de denúncias, com dez e Piancó tem duas.

Também estão na lista dos municípios onde pode ter havido irregularidades, com uma denúncia cada, Sobrado, Juarez Távora, Picuí, Boqueirão, Guarabira, Belém, Bananeiras, Juru, Teixeira, Sousa, Catingueira e Riacho dos Cavalos.

De acordo com o MPF, furar a fila da vacina pode ocasionar em crime de improbidade administrativa contra o agente público responsável pela distribuição das doses. A punição pode ser criminal e administrativa.
O MPF na Paraíba informa que qualquer pessoa pode denunciar desvios de vacina. Para tanto, é só baixar o aplicativo “MPF Serviços” e enviar as informações e provas disponíveis. Isso pode ser feito também pelo portal do MPF ou pelo telefone (83) 9.9108-0933 (atendimento das 8h às 15h).

Esta semana a ex-secretária Municipal de Saúde de Campina Grande, a médica Tatiana Medeiros, formalizou, Ministério Público da Paraíba (MPPB), denúncia de fura-filas na vacinação. Na semana passada, a médica denunciou o caso em suas redes sociais e também denunciou, por meio dos canais do Ministério Público, os casos que ganharam repercussão em toda a Paraíba.

Essa semana o governador João Azevedo (Cidadania) repudiou a postura das pessoas que estariam furando a fila da vacinação no Estado, tomando a vez do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
No entendimento do governador “furar a fila” da vacina é assumir a responsabilidade de deixar outras pessoas que estão mais vulneráveis ao vírus em situação de risco.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024