A Paraíba o tempo todo  |

Ministro da Saúde vai inaugurar acelerador linear de hospital em Campina

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, estará em Campina Grande na tarde da próxima segunda-feira, 28, para inaugurar o segundo acelerador linear do Centro de Oncologia do Hospital da FAP (Fundação Assistencial da Paraíba). O equipamento foi doado pelo Governo Federal à instituição, que atende em média a 100 portadores de câncer por mês em tratamento de radioterapia.

O novo acelerador representa um investimento aproximado de R$ 9 milhões, incluindo o equipamento, acessórios e sua estrutura de funcionamento com uma central de comando totalmente informatizada.

O segundo acelerador linear do hospital da FAP é um dos 80 que foram destinados pelo Ministério da Saúde para diversas cidades brasileiras, segundo explicou Helder Macedo, presidente da Fundação Assistencial da Paraíba. Campina Grande, além de ser uma das poucas cidades do Nordeste a ser contemplada, será a primeira a inaugurar o equipamento neste dia 28.

O gerente de Relações Institucionais do Hospital, Paulo Marcelo Meira, ressaltou que, com o segundo acelerador linear serão reduzidas substancialmente as filas de espera para o tratamento de radioterapia dos portadores de câncer. Segundo ele, dos atuais 100 pacientes que são tratados com o primeiro acelerador adquirido há mais de 10 anos, o atendimento será ampliado para 200 pessoas assistidas com o tratamento radioterápico.

Ainda de acordo com Paulo Marcelo, o acelerador é um equipamento mais moderno e representa maior precisão e mais possibilidade de recuperação. Em 2015 foram feitas no Centro de Oncologia do Hospital da FAP 21.950 sessões de radioterapia.

De janeiro a novembro de 2016 esse número foi triplicado para 65.709 sessões. Em 2014 o então senador Vital do Rêgo Filho atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) destinou recursos para a compra desse equipamento.


 


Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe