O feriadão antecipado como forma de diminuir a circulação de pessoas em Campina Grande, e consequentemente, os riscos de contaminação do novo coronavírus, terminou,mas as medidas de restrições continuam. A cidade segue de “quarentena” e um novo decreto municipal deve manter o comércio fechado, e arrochar as medidas de distanciamento social.
Como forma de conter o avanço do vírus na cidade, e a complicações de outras doenças pulmonares, o Ministério Público recomendou as suspensão das fogueiras juninas no município. Tradicionalmente, as fogueiras são acesas nas vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro.
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), anunciou que vai proibir o acendimento de fogueiras durante o período junino deste ano. De acordo com ele, a determinação será adotada em um novo decreto, que será publicado no semanário oficial do município.
A medida será tomada para evitar que a fumaça causada pelas fogueiras cause problemas respiratórios em pessoas que têm alergias e para pacientes que estão se recuperando da Covid-19.
Conforme o prefeito, o novo decreto manterá restrições de isolamento social, enquanto principal medida preventiva à propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Campina Grande é a segunda cidade paraibana que mais tem pessoas infectadas com o Covid-19.
Severino Lopes
PB Agora