O Ministério da Saúde irá inspecionar na próxima quinta-feira (29), o complexo hospitalar Juliano Moreira para apurar denúncias de que os pacientes estariam sendo vítimas de violência e estupro. A vistoria se deu após o vereador Ubiratan Pereira, (PSB) encaminhar na última sexta-feira a denúncia para a coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde que diante da gravidade determinou a vinda de um técnico para acompanhar passo a passo a investigação do Ministério Público e dos conselhos profissionais.
A inspeção será feita pelo representante da coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Dr. Marcelo Kimati, que virá a João Pessoa observar de perto a situação do hospital Juliano Moreira e avaliar se o mesmo cumpre as diretrizes da atenção ao usuário de saúde mental.
De acordo com o vereador Bira, na última semana ele foi procurado por ex-usuários do hospital Juliano Moreira que denunciaram que haviam sido vítimas de maus tratos e outros tipos de violência ocorridas no interior do hospital. Ele ressaltou a importância do Ministério da Saúde acompanhar as investigações através da Coordenação Nacional de Saúde Mental, pois os fatos denunciados contrariam os princípios da reforma psiquiátrica, que orienta a redução das internações em hospitais psiquiátricos e prevê condições mais dignas e socializadoras aos usuários internos.
A denúncia de maus tratos a pacientes do Complexo Hospitalar Juliano Moreira ganhou repercussão nacional através da publicação de matérias no site Observatório Nacional de Saúde Mental (www.osm.org.br) responsável por divulgar informações e um banco de dados dos casos de violência contra pessoas com transtornos mentais.
Baixo desempenho- Segundo dados do Ministério da Saúde, a Paraíba é o oitavo estado do pais com maior número de leitos psiquiátricos na proporção de leitos por habitantes. Segundo avaliação do vereador e psicólogo, Bira, apesar da Paraíba ter avançado na quantidade de serviços extra hospitalares ainda concentra um número alto de leitos em hospitais psiquiátricos entre os demais estados da federação.
Assessoria