Mutirão de consultas e exames da PMCG realiza mais de 50 mil procedimentos

PUBLICIDADE

Em 15 dias de realização, o Grande Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade, da Prefeitura de Campina Grande, atingiu a marca de mais de 50 mil procedimentos executados. Foram 52.728 procedimentos no total, sendo 40.795 exames laboratoriais, 4.778 consultas, 3.606 exames de imagem e exames especializados e 3.549 coletas para testes e exames específicos. No total, 11.993 pessoas foram atendidas. O Mutirão está sendo realizado no ginásio O Meninão, bairro Dinamérica.

As principais consultas realizadas são de clínica médica, cardiologista, oftalmologista, cirurgia geral, pediátrica, vascular, de cabeça e pescoço e torácica, neurologista, anestesiologista, dermatologista, endocrinologista, gastro, ginecologista e urologista, mastologista, ortopedista, otorrino, pneumologista e coloproctologista.

Os exames mais comuns, além dos de sangue, são ultrassonografias, citológico, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, mapa e holter, endoscopia, espirometria, mapeamento de retina, raio-x, paquimetria ultrassônica e bacterioscopia. Além disso, os cidadãos também são encaminhados para realizar outros exames nas unidades hospitalares ou clínicas, como doppler venoso, ressonâncias e tomografias.

“É uma marca bastante significativa. Tínhamos a pretensão inicial de realizar mais de 20 mil procedimentos e já vamos realizando mais de 50 mil. O objetivo está sendo cumprido, pois estamos dando resposta para os procedimentos que estavam pendentes por causa da pandemia e vamos impulsionar a nossa oferta de serviços ainda mais daqui em diante”, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.

Mutirão descentralizado

Em virtude da demanda dos distritos da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou veículos para fazer o transporte de moradores de áreas mais distantes para o mutirão, como Catolé de Boa Vista.

Agora, a gestão também vai descentralizar alguns serviços, levando a oferta de exames para os distritos de Galante e São José da Mata. Nesta quarta-feira, 27, além das ações no ginásio Meninão, um ponto de coleta de exames será montado em Galante e na próxima semana será a vez de São José da Mata.

“Percebemos que é necessário, além de promover a oferta, promover também o acesso. É o programa Saúde de Verdade e para Todos, conforme determinou o prefeito Bruno Cunha Lima”, disse Gilney.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024