Categorias: Saúde

Na PB, 52 crianças e adolescentes estão aptas para adoção; juiz detalha trâmite

PUBLICIDADE

Um estudo elaborado a pedido do Conselho Nacional de Justiça mostra que uma criança só é colocada para adoção após quatro anos, em média, nas principais cidades de três regiões do país (Norte, Centro-Oeste e Sul). No Sudeste, o processo de perda do poder familiar dura, em média, três anos e três meses. Atualmente, na Paraíba, 52 crianças e adolescentes estão aptas para adoção. Desses, 28 (18,2%) estão vinculados a pretendentes. Em João Pessoa, apenas dois adolescentes estão aptos para adoção e sem vinculação a pretendentes (2,25% dos acolhidos na capital), e nove crianças se encontram em processo de adoção pelo Sistema Nacional de Acolhimento e Adoção (SNA). Para analisar essa situação o juiz da Infância e Juventude de João Pessoa, Adhailton Lacet, detalha como é o processo de adoção no Estado.

Segundo o magistrado, com a chegada na instituição, é realizado um trabalho junto à família para que seja possível o retorno ao lar. Se, após as tentativas, não for possível, a última opção é encaminhar as crianças para adoção. Hoje, são 87 acolhidos só em João Pessoa. A maior parte deles é formada por adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Essa faixa etária representa 46% do público total. Em segundo lugar, aparecem as crianças com idade entre 7 e 11 anos (23%). Na sequência vêm as crianças de 3 a 6 anos (17%) e as de 0 a 2 anos (11,5%). Ainda existe uma pequena parcela de 2,5% que tem mais de 18 anos.

Na capital, há oito serviços de acolhimento, sendo sete institucionais, ou seja, quando o abrigo ocorre em instituições; e um serviço de acolhimento familiar, quando a criança é cuidada por famílias cadastradas e habilitadas no Programa Família Acolhedora. Das 87 crianças e adolescentes em abrigo na capital, 74 estão em acolhimento institucional e 13 no familiar.

O juiz Adhailton Lacet explicou que o interessado faz um cadastro como padrinho, na cidade de João Pessoa, e assim realiza atividades voluntárias na instituição como um todo ou apadrinha uma criança ou adolescente. É possível fazer atividades pontuais nas instituições, mas é necessária autorização prévia da Vara da Infância. “Algumas crianças e adolescentes passam as festas de fim de ano com suas famílias, quando é possível, ou até mesmo com os pretendentes à adoção, de acordo com avaliação das equipes responsáveis. Aos que não é possível nenhuma das duas opções, priorizamos que passem o Natal com os padrinhos, com quem já possuem vínculos e que já passaram pelas avaliações e acompanhamento necessários para garantir a segurança desses acolhidos”, explicou o juiz.

Veja como está o perfil para adoção de crianças na PB
João Pessoa: sexo masculino, cor/etnia preta, grupo de irmãos, sem doença detectada no momento do cadastro, na faixa etária entre 15 e 18 anos.

Paraíba: Cor/etnia – majoritariamente parda (73,1%) e preta (9,6%). Apenas 1,9% amarela, 5,8% branca e 9,6% não informada.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024