Neste Dia dos Pais, psicólogas falam como lidar com as emoções da perda de seu genitor

PUBLICIDADE

São muitas histórias, lembranças, amor e afeto. É e sempre vai ser uma relação de proteção, segurança e amparo. Como lidar com a perda da mãe/pai? Como lidar com essa falta e com essa sensação de buraco que jamais será preenchido? Para falar sobre essa temática, nesta Dia dos Pais (13/08), foram ouvidas as psicólogas Patrícia Feiten e Simone Lira.

Para Patrícia, desentendimentos são impossíveis de não existir, pois isso faz parte de toda relação humana. “Foque mais nas lembranças e momentos bons que tiveram juntos. O laço entre vocês é único e eterno. Quando for envelhecendo pode ter certeza que as memórias de afeto vão continuar existindo e o que você aprendeu com a tua mãe/pai você vai levar para a vida inteira”, revela ao destacar ainda que quando perdemos um ente querido, a pessoa adulta sente que poderia ter feito algo a mais. “Os pais foram aqueles quem cuidaram e estiveram ao seu lado ao longo da vida. Por isso que existe um sentimento de que agora seria o seu momento de retribuir o cuidado. Assim, normalmente após a morte da mãe ou do pai permanecem sentimentos contraditórios. Nesses casos, lembre-se que: você fez tudo que poderia ter feito naquele momento, com as informações e com o pensamento que tinha na época. É fácil nos julgarmos por que fizemos ou deixamos de fazer no passado se não estávamos preparados para isso naquele momento. Não há como mudar o que foi falado e o que não foi falado. O que é possível fazer é entender que você agiu da melhor maneira possível naquele momento e a sua mãe/pai sabia muito bem do amor que tinha por eles, pois os pais sentem essas coisas”, comenta Feiten.

Assim também pensa Simone, que considera o momento de perda delicado. ““Permita-se sentir as emoções que surgirem, seja tristeza, saudade ou gratidão pelos momentos compartilhados. Aceitar e expressar esses sentimentos é um passo importante para a vivência do processo de luto.”

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Opinião: A mulher da beira do rio!

Tempos duros, porém, agradáveis. O marido saía para trabalhar, as esposas punham a comida no…

19 de setembro de 2024

Conversas expostas pela PF indicam “promiscuidade” e “dívida” de Raíssa Lacerda com traficantes

As investigações da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Território Livre, apontam para o…

19 de setembro de 2024

Nesta sexta e sábado: PB Agora/Datavox divulga pesquisas com números exclusivos das corridas eleitorais em Belém e Aroeiras

O portal PB Agora, em parceria com o instituto Datavox, divulgará nesta sexta-feira (20) e…

19 de setembro de 2024

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024