O Hospital Municipal Santa Isabel realiza neste sábado (17) um mutirão de cirurgias de mão. Oito pacientes serão beneficiados com o procedimento, o que deve ser repetido com outras pessoas nos próximos dias. A programação prevista na unidade hospitalar é que a iniciativa ocorra a cada 15 dias, sempre aos sábados, reduzindo o tempo de espera por esse procedimento.
No mês de julho 14 usuários da Rede Municipal de Saúde foram beneficiados com o procedimento, que engloba o membro superior e tem como objetivo tratar situações que impactam estruturas como ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos, nervos e pele, por exemplo.
De acordo com a diretora-geral do Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, o tratamento cirúrgico pode ser indicado para diferentes tipos de lesões e patologias, como tenólise, síndrome do túnel do carpo e microneurólise de nervo periférico, tirada de cisto, dedo em gatilho, entre outras. Para alguns pacientes, essas doenças se tornam incapacitantes para o trabalho, daí a necessidade da intervenção.
Os pacientes que serão atendidos no mutirão são usuários da Rede Municipal de Saúde que já estavam em atendimento no HMSI aguardando a realização da cirurgia.
As cirurgias de mão não necessitam de internação, o paciente é liberado no mesmo dia após a realização do procedimento.
Os procedimentos serão realizados pela equipe de cirurgia de mão do Hospital Municipal Santa Isabel.