A Paraíba o tempo todo  |

Nove cidades da Paraíba iniciam vacinação contra dengue esta semana

Cidades da Grande João Pessoa estão começando a vacinação contra a dengue. Pelo menos nove cidades da Paraíba iniciam esta semana a vacinação contra a dengue. Em pelo menos duas cidades, Conde e Cruz do Espírito Santo, a imunização já começou.
capital João Pessoa começa a aplicar a vacina contra a dengue nesta segunda-feira (19), nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde.

Cabedelo, assim como João Pessoa, vai começar a vacinação também nesta segunda-feira. A campanha será realizada nas escolas, para o público de 10 a 14 anos. O município recebeu 1.924 doses.

Bayeux, na Grande João Pessoa, vai começar a vacinação na terça-feira (20). A imunização acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 12h e das 13h às 16h.
A cidade que recebeu 1.379 doses tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, seguindo a recomendação estadual.

A cidade de Santa Rita vai iniciar a campanha de vacinação contra a dengue na terça-feira (20). A cidade recebeu 4.575 doses e vai vacinar o público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A imunização vai acontecer nas Unidades Básicas de Saúde e também no PAM, das 8h às 16h.

A cidade do Conde já começou a vacinar contra a dengue desde a sexta-feira (16). A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde. O município recebeu 905 doses que serão destinadas à população de 10 a 14 anos.

Outros municípios como Caaporã, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado ainda não divulgaram no site oficial ou nas redes sociais o dia que pretendem começar a vacinação contra a dengue.

Na última quinta-feira (15), a Paraíba recebeu 37.040 doses que foram distribuídos para 14 municípios que fazem parte da 1ª Região de Saúde do estado. Os critérios para a escolha das localidades foram porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2 nesses lugares.
A faixa etária escolhida para o início da vacinação tem alto número de hospitalização por dengue. O esquema será de duas doses com intervalo de três meses entre elas. O quantitativo distribuído é direcionado para a primeira dose do esquema preconizado.

“A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti e na 1ª Região de Saúde já vamos iniciar a vacinação com todo o público da faixa etária de 10 a 14 anos. Os critérios para a escolha das localidades foram porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2 nesses lugares”, pontuou a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Saúde da Paraíba, Márcia Mayara.

Dengue na Paraíba
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2024 a Paraíba já contabilizou 689 prováveis casos de arboviroses, desse total, 588 são de dengue, 96 de chikungunya e 5 de zika.

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou na quinta-feira (15) o primeiro caso de morte por causa de dengue na Paraíba em 2024. Trata-se de uma mulher de 24 anos do município de Camalaú, da região do Cariri paraibano.

SL
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe