Novembro Azul: Prefeitura de JP vai ter “busca proativa” por homens

PUBLICIDADE

A cidade de João Pessoa deve ter busca proativa em busca de uma melhor saúde para homens no mês da campanha do Novembro Azul, que visa a conscientização e prevenção do câncer de próstata, afirma o secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho.

O câncer de próstata, inclusive, é o principal tipo de doença que acontece entre os homens. Com evolução lenta e debilitante, o primeiro passo para que o público-alvo possa se prevenir é com uma simples consulta avaliativa.

Segundo Luís Ferreira Filho, contou que o trabalho feito pela pasta deve acontecer de forma diferente neste ano, com mais ações ativas de ida até os homens nas mais diversas áreas sociais. “Nós vemos uma grande resistência em trazer o público masculino para que ele cuide da saúde, diferente do feminino. Em novembro, nós vamos ter uma busca muito mais proativa este ano. Vamos procurar públicos mais resistentes ao atendimento médico, a construção civil, o funcionalismo público, as polícias. Vamos entrar nas comunidades, com buscas itinerantes e ativas”, explicou.

A forma de garantia da cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo que não existam sintomas, os homens que tenham 45 anos em diante, com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar um urologista para conversar sobre o exame de toque retal, permitindo, assim, que o médico possa avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Aproximadamente cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata recebem diagnóstico pela alteração no toque retal. Outros exames podem ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, tal como as biópsias, onde são retirados fragmentos da próstata para análise.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024

Campina Grande e João Pessoa estão entre as 100 cidades brasileiras com melhor educação no Brasil

O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…

25 de novembro de 2024

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024