A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Novo boletim epidemiológico da SES-PB traz 15 mortes por dengue e chikugunya em 2024 na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (6), o Boletim Epidemiológico nº 08/2024, revelando um preocupante cenário das arboviroses na Paraíba. De janeiro a 3 de agosto de 2024, foram contabilizados 13.400 casos prováveis de arboviroses, sendo 11.909 de dengue (88,87%), 1.409 de chikungunya (10,51%) e 82 de zika (0,61%). O boletim registrou 15 mortes causadas por essas doenças, sendo 10 por dengue e 5 por chikungunya.

Os óbitos por dengue ocorreram nos municípios de Cabedelo (1), Camalaú (1), Campina Grande (2), Catolé do Rocha (1), Conde (1), João Pessoa (1), Lucena (1), Massaranduba (1) e São João do Rio do Peixe (1). Três mortes estão em investigação nas cidades de Bayeux, Campina Grande e Pilar. Os óbitos por chikungunya foram registrados em Sapé, João Pessoa, Campina Grande, Pirpirituba e Monteiro, com um caso em cada município. Não houve óbitos confirmados ou em investigação devido ao zika vírus.

Segundo Carla Jaciara, técnica responsável pelas Arboviroses da SES, houve um aumento de cerca de 114% nos casos de dengue em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 5.566 casos prováveis. Para chikungunya, a variação foi de 33%, com 1.061 casos em 2023. “Por outro lado, tivemos uma redução de 10% nos casos de zika, caindo de 91 em 2023 para 82 em 2024”, destacou Carla.

A SES continua realizando ações junto aos municípios e às Gerências Regionais de Saúde para monitorar e combater as arboviroses. Atualmente, 15 municípios estão em situação de risco para surto de Aedes aegypti, enquanto 123 estão em situação de alerta e 85 em situação satisfatória, com 19 apresentando índice de infestação zero.

O boletim também incluiu informações sobre a Febre Oropouche, uma arbovirose com sintomas semelhantes aos da dengue, chikungunya e zika, transmitida pelo mosquito “maruim”. Até o momento, há apenas um caso importado de um paciente contaminado em Pernambuco.

Para acessar o boletim completo, visite o link: Boletim Epidemiológico Arboviroses nº 08/2024.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe