A Paraíba o tempo todo  |

Novo medicamento para o tratamento da Aids chega à Paraíba

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (15), 2.450 frascos do medicamento 3 em 1, usado no tratamento para pacientes com HIV e Aids. A dose tripla combinada, composta pelos remédios Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg), dará mais qualidade de vida aos soropositivos. A quantidade do medicamento enviada para o Estado beneficiará, aproximadamente, 500 pessoas durante quatro meses.

 

O uso do medicamento 3 em 1 está previsto no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Ministério da Saúde como tratamento inicial para os pacientes soropositivos, ou seja, aquelas pessoas que ainda vão iniciar o tratamento. A redução dos três medicamentos para apenas 1 comprimido propicia a fácil ingestão e boa tolerância pelo paciente.

 

Uma vez diagnosticado que o usuário está infectado pelo vírus do HIV, ele será acompanhado nos serviços de referência, onde os médicos, com base no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids, conduzirão o tratamento, inclusive a prescrição do medicamento que será entregue pela Unidade Dispensadora de Medicamentos (farmácia).

 

Na Paraíba, existem nove Unidades Dispensadoras de Medicamentos: Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa; Hospitais Universitários de João Pessoa e de Campina Grande; Serviço de Atendimento Especializado de Cabedelo, Campina Grande, Santa Rita e Patos; e as 9ª e 10ª Gerências Regionais de Saúde, em Cajazeiras e Sousa, respectivamente.

 

Tratamento gratuito – Os serviços que oferecem o tratamento, gratuitamente, no Estado, são:

 

– em João Pessoa, o Complexo Hospitalar Clementino Fraga; o Hospital Universitário e o Centro de Aconselhamento e Testagem Municipal;

– em Campina Grande, o Hospital Universitário e o Centro de Aconselhamento e Testagem Municipal;

– em Patos, o Centro de Aconselhamento e Testagem Municipal.

Redação

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe