Categorias: Saúde

O bem-estar dos idosos nos condomínios deve ser prioridade, alerta promotora da PB

PUBLICIDADE

No Brasil, a população idosa vem crescendo cada vez mais – dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 14,3% dos 204,9 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos. E esse assunto vem levantando algumas questões, como os direitos dos idosos nos condomínios residenciais. A promotora Sônia Maria de Paula Maia, da Promotoria da Cidadania e Direitos Fundamentais e do Idoso de João Pessoa, afirmou que existem normas nos condomínios residenciais, mas as regras não levam em consideração a questão específica do idoso.

O pontapé inicial para que os moradores idosos tenham qualidade de vida é oferecendo acesso a todas as áreas comuns do condomínio. Permitir o acesso a todas as áreas comuns do prédio, por exemplo, é obrigação, conforme a Lei 10.741/2003 – Estatuto do Idoso. E entre os direitos assegurados aos que têm idade a partir de 60 anos, está a acessibilidade.

Mas os direitos dos idosos vão muito além das condições para ir e vir. Especialistas apontam que é fundamental que o condomínio promova ações e benfeitorias que possam melhorar a convivência, permitindo a inclusão social desse público. Porém, como não é lei, o síndico ou responsável não tem obrigação de fazer.

Segundo a promotora Sônia Maria, há muitos condomínios onde a maioria dos condôminos é composta por pessoas na terceira idade, e há também muito desrespeito que não dizem respeito apenas à questão da acessibilidade. “São obras dentro dos prédios, por exemplo. Neste caso, se a norma do condomínio diz que as obras podem ser feitas até 18 horas, é preciso considerar se há idosos doentes, que não suportam o cheiro da tinta, o barulho. É preciso adaptar o regimento, respeitando todos os direitos dos idosos. Há condomínios que sequer têm rampas para facilitar a entrada também de cadeira de rodas. Os prédios mais novos já estão sendo construídos com rampas e há muitos se adaptando, mas os antigos não. Tem prédio que não tem elevador, impedindo o acesso de um cadeirante. É preciso adaptação porque isso significa respeito. O regimento tem que pensar no idoso que, muitas vezes, sequer podem participar de uma reunião para discutir os assuntos do condomínio. É preciso adaptar o regimento”, enfatizou.

Ainda segundo ela, entre as reclamações que chegam à Promotoria do Idoso, está a de uma senhora que mora no terceiro andar de um prédio que não tem elevador. Há situações em que o idoso enfrenta infiltração e nada é feito, outros sofrem com o barulho. Algumas idosas reclamaram que não conseguem assistir à missa na tv por conta do barulho de obras. “Tudo isso causa opressão para a pessoa idosa. É preciso avaliar quantos condôminos são idosos, tem que haver um consenso. Seja o síndico ou administradora, tem que priorizar o idoso, mesmo que seja minoria. É essencial que haja o respeito e a dignidade da pessoa humana”, acrescentou.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024