Oniomania: psiquiatras explicam causa, sintomas e tratamentos da doença dos compradores compulsivos

PUBLICIDADE

Comprar coisas por impulso, sem necessidade alguma, pode ser sinal de oniomania. A certeza desse transtorno compulsivo é quando a pessoa não resiste a pressão da compra, o que a leva a ter prejuízos financeiros e a se sentir culpada. Para falar sobre essa doença que aftas muitas pessoas foram ouvidas as psiquiatras psiquiatras Scheilla Matos Ferreira e Aline Rangel, que comentaram sobre eventuais causa, sintomas e tratamentos da doença.

Segundo as especialistas, este transtorno atinge cerca de 8% de pessoas ao redor do mundo, sendo identificado com maior frequência nas mulheres, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo Scheilla Matos, atualmente, diante dos estímulos da mídia e de uma sociedade voltada ao consumismo, difícil não se sentir tentado a comprar mais do que precisa. O problema é quando a vontade de aquisição de bens e serviços se torna descontrolada, vai além do racional, e acaba tornando a relação de consumo um problema, resultando em dívidas gigantescas, acúmulo de produtos desnecessários e sensação de culpa. “É a doença dos compradores compulsivos. A pessoa compra por impulsividade, sem necessidade alguma, o que a leva a ter prejuízos financeiros e a se sentir culpada. Foi considerada doença na década de 1980” disse Matos, ao destacar ainda que as causas são multifatoriais, tendo, sobretudo, relação com a história comportamental da família (origem ambiental) e origem genética. Sheila conta que a oniomania faz parte dos transtornos de controle do impulso e está ligada a algumas condições psicológicas: privação emocional na infância; incapacidade de tolerar sentimentos negativos, necessidade de preencher um vazio interior; procura por aprovação; perfeccionismo, entre outros fatores. “A compra compulsiva é semelhante a uma fissura: o indivíduo sente angústia, sintomas físicos, efetua a compra e sente o alívio. Em seguida vem a culpa, o arrependimento”, comentou.

Assim também pensa, Aline onde afirma que o consumidor compulsivo vê nessas compras uma forma de satisfação para suprir outras carências, angústias e para diminuir o desconforto físico e psicológico. Para ele, o que excita é a ação, e não o objeto adquirido.

Sintomas e sinais da oniomania:

• Adquirir itens desnecessários, muitas vezes repetidos;
• Descontar tristezas e frustrações nas compras;
• Contrair dívidas que superam o valor que pode pagar;
• Fazer empréstimos para cobrir gastos com cartões de créditos e cheques especiais;
• Mentir, omitir e esconder os gastos excessivos e também as dívidas.
• Brigar com familiares e se desgastar nas relações sociais por conta dos gastos excessivos;
• Afastamento social.

“Muitas vezes esse é um transtorno que demora a ser identificado pelo paciente e pessoas próximas. A busca por ajuda médica ocorre apenas quando o vício já acarretou diversos problemas”, disse Rangel.

Tratamento

“A oniomania tem cura. Para tratar esse transtorno, o médico faz avaliação psiquiátrica para diagnosticar as questões relacionadas aos problemas. Muitas vezes as pessoas estão deprimidas e ansiosas e necessitam de medicação para auxiliar no processo. Além disso, é iniciada a terapia cognitivo comportamental, que trará a tona as questões que envolvem o impulso pela compra. O tratamento para oniomania também é feito com aconselhamento sobre compras. O objetivo não é a abstinência completa do ato, mas o controle do comportamento, que em situações normais obedece à seguinte sequência de etapas: avaliação da necessidade; avaliação das possibilidades; pesquisa de preços e condições de pagamento; consulta a terceiros; negociação; deliberação; comprar o que foi programado. Quando adequadamente tratado, o resultado costuma ser favorável”, finalizou Aline.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ALPB realiza hoje eleição para a mesa diretora com chapa única liderada por Galdino

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…

26 de novembro de 2024

Secitec, UFPB, AMIDI, API e Sindjor anunciam Simpósio Nacional sobre Mídia, Inteligência Artificial e Desinformação no sábado

Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…

26 de novembro de 2024

PC prende irmãos suspeitos de agredirem mulher grávida com pedaço de madeira

Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…

26 de novembro de 2024

Cícero quer unidade e que maioria da base apoie a reeleição de Dinho na CMJP: “A Câmara vai continuar parceira”

Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

26 de novembro de 2024

Operação policial no bairro do Rangel tem como objetivo apreensão de armas e drogas

Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024