O programa Opera Paraíba retornou ao sertão do estado no final de semana, com dois mutirões de catarata. O primeiro, foi realizado no Hospital Regional de Pombal, entre os dias 6 e 9 de abril, atendendo 335 pacientes do município e cidades vizinhas.
A aposentada Teresinha Rego, de 75 anos, operou o olho esquerdo e contou que se não fosse o programa teria dificuldades financeiras para fazer a cirurgia. “Às vezes a gente podia fazer uma cirurgia dessa, mas com sacrifício. Aí vem tudo de graça e com um atendimento tão bom desse. Estou muito feliz”, relatou.
A realização das cirurgias, feitas em diferentes cidades paraibanas, têm mudado a realidade de saúde da população. “O olhar cuidadoso do Governo do Estado para a nossa região tem possibilitado melhorar a qualidade de vida, principalmente do idoso, que passa a ter acesso digno ao serviço de saúde. Saber que eles saem daqui voltando a enxergar nos enche de gratidão”, pontua a diretora geral do hospital, Kévia Werton.
Ainda neste mês abril, entre os dias 15 e 17, o Opera Paraíba retorna ao Hospital Regional de Pombal para a realização de mais um mutirão cirurgias eletivas, quando serão feitos procedimentos gerais e ginecológicos.
Na cidade de Sousa, o Hospital Regional também recebeu o programa e nesse domingo (10) deu início ao segundo mutirão de catarata realizado em 2022 no sertão. Até a próxima quarta-feira (13) devem ser contemplados mais 400 paraibanos.
Só em 2022 o Opera já soma cerda de 4 mil procedimentos eletivos realizados na Paraíba.
Secom-PB