O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, vai passar a disponibilizar cirurgias de reconstrução mamária, por meio do Programa Opera Paraíba, uma ação do Governo do Estado que tem o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera por um procedimento.
Essa decisão foi tomada durante reunião, nessa quinta-feira (11), com a diretoria geral e técnica da unidade com representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Estavam presentes o secretário executivo de Saúde da Rede Hospitalar da Paraíba, Patrick Almeida; a superintendente de Regulação do Estado da Paraíba, Vivian Rezende; a gerente de Regulação Estadual, Lidiane Cassimiro, além dos diretores geral, Francisco Guedes; e técnico, Pedro Augusto, e das coordenações de clínica médica e enfermagem do Hospital de Patos.
“Ficou decidido pela SES que o Programa Opera Paraíba abraçará mais essa demanda de oncologia, beneficiando os pacientes do Hospital do Bem com mais esse serviço que vai ajudar diretamente e de forma muito positiva todos os pacientes da 3ª Macrorregião de Saúde, que passarão a dispor de mais esse procedimento”, afirmou Francisco Guedes. Segundo o diretor, também ficou definido que o Opera Paraíba ainda fará pequenas cirurgias oncológicas na unidade de Patos.
Ainda de acordo com Francisco, já existe empresa habilitada junto ao Governo do Estado para execução do serviço, o que agiliza a operacionalidade das ações, tanto que a expectativa de início das atividades já é o próximo mês de maio, tanto das cirurgias de reconstrução, como da realização dos outros pequenos procedimentos cirúrgicos oncológicos.
“Precisamos de tempo apenas para aquisição dos materiais e outras adequações que se fazem necessárias para podermos definir a data exata do início dos trabalhos e oferta destes novos serviços em nossa unidade. Só sabemos que será já em maio”, finalizou Francisco.
O diretor técnico do Hospital, Pedro Augusto, reiterou a importância desta ampliação da assistência aos pacientes oncológicos do Sertão. “É mais um passo que avançamos na evolução e melhoria da assistência aos pacientes com câncer no sertão e estamos muito felizes em poder disponibilizar mais esses serviços especializados para a população sertaneja”, finalizou o médico.
Secom-PB