Categorias: Saúde

Operação Carro-Pipa vai distribuir 870 mil litros de água em 12 dias

PUBLICIDADE

Faltando apenas 12 dias úteis, para o final do mês de julho, o Programa de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro – Operação Carro-Pipa vai distribuir 87 carros de água, o equivalente a 870 mil litros, em 75 localidades da Zona Rural de Campina Grande. A informação é do coordenador da Operação da Defesa Civil, Maxsuell Dantas.

Há mais de 20 anos, o Governo Federal implementou o Programa de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, com o objetivo de realizar o abastecimento de água potável para o consumo humano no Polígono da Seca Nordestino, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em Campina Grande, o 31º Batalhão de Infantaria Motorizado é responsável pela Operação, com a coordenação do Capitão Joelson. Os seis pipeiros que fazem o abastecimento das cisternas coletivas nas comunidades da Zona Rural e nos Assentamentos são contratados pelo Exército, que também elabora mensalmente o calendário da distribuição alternativa de água.

As atividades da Operação Carro-Pipa compreendem à distribuição de água potável, preferencialmente por meio de carros-pipa, às populações rurais e urbanas atingidas por estiagem com prioridade para os municípios que encontram-se em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

A distribuição foi iniciada no dia 1º de julho, com o acompanhamento da Defesa Civil e Vigilância Sanitária de Campina Grande e se estenderá até o dia 31.

FISCALIZAÇÃO – Desde o início da pandemia do coronavírus, a fiscalização da potabilidade da água distribuída através de carros-pipa foi intensificada, por parte do Exército, da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária.

O abastecimento das 100 cisternas coletivas na Zona Rural é feito por seis pipeiros contratados pelo Exército, durante o mês de julho, dos 175 carros de 10 mil litros cada, totalizando 1 milhão e 750 mil litros de água, faltam 87 carros. Os pipeiros percorrem uma distância de 3.022 quilômetros.

Todo acompanhamento do armazenamento da água, diariamente é feito pelos representantes dos órgãos envolvidos na Operação. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Ruiter Sansão, alerta a população no sentido de denunciar qualquer irregularidade na distribuição. Quaisquer dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o telefone (83) 99645.2330.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024