A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: números da Covid-19 podem começar a decair na PB em abril caso a população coopere

Gotas que salvam. Pequenas, diminutas, dentro de um tubo que passa por uma fina agulha e chega ao organismo do ser humano. Uma pequena picada, mas um grande passo para a humanidade. Uma paráfrase do astronauta Neil Armstrong, assim que tocou o solo lunar.

Décadas depois de o homem pisar na lua, o mundo espera que as vacinas imunizantes contra a Covid-19 cheguem a todo o globo de forma célere. Mas enquanto tal fato não acontece, a prevenção é a melhor resposta para os índices de infectados e mortos em decorrência do coronavírus comecem a decrescer.

A Coluna conversou com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros. Prudente nas suas afirmações, ele espera que os reflexos adotados pelo governo da Paraíba, aí pondo uma série de medidas restritivas, surtam efeito de forma efetiva no segundo semestre de 2021, embora na segunda quinzena de abril a curva da enfermidade possa decair.

Medeiros lembrou que só no mês de março 300 leitos destinados ao tratamento da Covid-19 foram disponibilizados pelo Governo Estadual, uma média de 10 a cada dia. Contudo, fez ele um apelo, em especial aos jovens, que respeitem as normas sanitárias, a fim da propagação do vírus diminuir.

E Medeiros está certo, repetindo o que todos já sabem, inclusive os negacionistas. Não adianta medidas restritivas severas ou brandas, caso a população não cumpra o básico recomendado pelos órgãos de saúde.

É sempre bom lembrar que a própria União Europeia não vem conseguindo com facilidade as vacinas, daí as precauções serem fundamentais por parte da sociedade, observando que não há mais o estereótipo que os mais suscetíveis à contração do coronavírus, e possível morte, esteja na chamada terceira idade.

O vírus quer, apenas, um hospedeiro para se multiplicar. Então, vale repetir: siga os protocolos de saúde. Assim, você preservará sua vida e a do próximo. Debelar esse caos é o que todos querem. Ou melhor: quase todos.

 

Eliabe Castor
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe