A reportagem veiculada pelo PBAgora, nesta sexta-feira (3-9), sobre números inerentes ao coronavírus soa como um alerta. Não só às autoridades sanitárias, como a própria população: os números de contaminação, internação e mortes por covid-19, que estavam animador declínio, voltam a crescer.
Um filme que nós já assistimos, este da retomada do crescimento da escalada de casos de covid-19 na Paraíba. Não adianta, se afrouxar as rédeas os casos recomeçam.
O grande problema, agora, é que temos a perigosíssima variante Delta, infinitamente mais agressiva e de maior capacidade de propagação.
De acordo com o que noticiou o PBAgora, a Secretaria de Estado da Saúde registrou, nesta sexta (3), 630 casos de Covid-19, sendo que entre os confirmados hoje, 29 (4,60%) são casos moderados ou graves e 601 (95,40%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 434.800 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.170.925 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.
Na verdade, nem as autoridades sanitárias, tampouco a população, estão procedendo de forma compatível com o risco que a situação sugere.
Parece até que a pandemia passou.
Legislativo I
Apesar dos insistentes apelos dos parlamentares, para a Assembleia Legislativa voltar às atividades presenciais, o presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Adriano Galdino tem demonstrado preocupação com os casos confirmados da nova variante Delta.
Mesmo assim, ele vai manter a decisão de voltar às atividades legislativas, atendendo aos colegas parlamentares e a população.
Galdino alertou que no prédio da Assembleia não há ventilação adequada para uma situação de pandemia.
No seco
Como é que se pode pensar em expansão do turismo, na região do Brejo da Paraíba, em meio a uma crise hídrica sem precedentes?!
Não basta querer estimular o turismo; tem que oferecer condições atrativas para o turista se deslocar às cidades da região.
Com hotéis e pousadas desabastecidos – os sanitários transbordando e sem água para banho – fica meio difícil desenvolver turismo na região.
O pior é que não se vê sequer projeto para amenizar a situação, que só tende a se agravar.
Agua em João Pessoa não falta. Ora, bom basta: a Capital é sede do poder e onde moram os poderosos.
Portanto…
Serraria
A Câmara Municipal de Serraria realizou na tarde desta sexta-feira (3) solenidade de transmissão do cargo de presidente: a titular Selma Góis licenciou-se e assumiu a vereadora Maria do Céu.
Céu deve permanecer à frente da Casa de Ovídio Duarte ao longo dos próximos 90 dias.
Comemorando
Senadora Nilda Gondim comemora a rejeição, pelo Senado, de mudanças na legislação trabalhista que poderiam prejudicar o trabalhador.
Nilda Gondim lembrou que o STF já julgou ser inconstitucional a apresentação de emendas sem relação de pertinência temática com a Medida Provisória encaminhada pelo Executivo ao Congresso.
Wellington Farias
PB Agora