A Paraíba o tempo todo  |

Outubro Rosa: 100 fichas para exames de prevenção contra o câncer de mama serão distribuídas por dia, em João Pessoa

No mês de prevenção ao câncer de mama, 100 fichas para exames de prevenção da doença serão distribuídas por dia, em João Pessoa.

Os atendimentos serão realizados Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), localizado na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, 600, no bairro da Torre, em João Pessoa.

O Governo da Paraíba lança, nesta quarta-feira (4), a Campanha do Outubro Rosa 2023 – alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem como o tema “Quem cuida, ama”. Os atendimentos serão realizados Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), localizado na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, 600, no bairro da Torre, em João Pessoa.

A diretora-geral do CEDC, Roseane Machado, explicou a importância de conscientizar a população acerca do câncer de mama, principalmente quanto ao diagnóstico precoce, já que há 90% de chance de cura quando a doença é identificada no estágio inicial.

“A importância desse movimento, que é em nível mundial, é exatamente conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce. Então, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais chance de ser curado. Inclusive, até o próprio tratamento será menos agressivo. Às vezes, não precisa nem fazer quimioterapia”, pontuou.

Na Paraíba, em 2022, foram registrados 330 óbitos por câncer de mama, com 239 novos casos diagnosticados somente no CEDC. Este ano, já foram identificados 150 novos casos no serviço (registros de janeiro a agosto). Os dados atuais mostram que no estado houve um aumento da doença em mulheres cada vez mais jovens. Para o triênio 2023/2025, o Instituto Nacional de Câncer estimou 1180 casos novos para cada 100 mil paraibanos, sendo 210 para João Pessoa.

Referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer oferece continuamente serviços como consulta especializada com mastologista, mamografia digital, ultrassonografia mamária, punção aspirativa por agulha fina, biópsia de mama através de procedimento minimamente invasivo, anatomopatológico (exame que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer).

Redação

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe